Vanessa Grazziotin pede atenção do governo para unidades de conservação na Amazônia



A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) disse que as políticas voltadas para as unidades de conservação não estão sendo efetivadas por falta de pessoal, de recursos e de estrutura e por problemas de comunicação.

Isso é o que revela um relatório do Tribunal de Contas da União que, segundo a senadora, apurou que apenas 4% das 247 unidades de conservação da Amazônia estão em alto grau de implementação e gestão.

De acordo com o TCU, as atividades de fiscalização, proteção ambiental e pesquisa dessas unidades estão prejudicadas. Também tem havido problemas de articulação e comunicação entre os responsáveis pela gestão das unidades de conservação, que colocam em risco o patrimônio público ambiental, conforme o tribunal.

Vanessa Grazziotin reclamou ainda da falta de pessoal. Ela disse que embora mais de 80% das áreas de proteção ambiental estejam na Amazônia, a região tem apenas uma unidade avançada do órgão criado para cuidar dessas áreas, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade. Essa unidade, que fica no Amazonas, conta com apenas cinco servidores, enquanto a do Rio de Janeiro tem 77 funcionários.

Vanessa Grazziotin perguntou por que o Instituto Chico Mendes estava cuidando de área de preservação no Rio de Janeiro e não na Amazônia. Para a senadora, os 77 servidores do Rio de Janeiro devem ir para a Amazônia.



04/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin pede atenção a impasse entre funcionários e direção do Banco da Amazônia

Vanessa Grazziotin pede mais atenção do governo para missão na Antártica

Vanessa Grazziotin pede apoio para a campanha ‘Nossa Amazônia’

Vanessa Grazziotin pede agilidade ao BNDES na aprovação de projeto de monitoramento de biomas da Amazônia

Dia da Amazônia é comemorado com mais recursos para unidades de conservação

Vanessa Grazziotin pede ao governo que negocie com professores das universidades federais em greve