VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS SERÁ DISCUTIDO 4ª FEIRA NA CAS



O projeto de lei da Câmara dos Deputados sobre o trabalho nas cooperativas será discutido na quarta-feira (dia 21) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA). O relator da matéria é o senador Jonas Pinheiro (PFL-MT). A reunião está marcada para as 10h.

Pela proposição, as cooperativas de trabalho poderão manter vínculos empregatícios com seus associados ou com os tomadores dos serviços que prestam, o que revoga o parágrafo único do artigo 442 da CLT. Segundo o autor do projeto, deputado Aloysio Nunes Ferreira, a falta desse vínculo tem gerado problemas, notadamente nas áreas rurais, onde muitas cooperativas "fantasmas" têm sido criadas a fim de burlar a legislação trabalhista.

Ainda conforme o deputado, atualmente, mesmo comprovado o vínculo empregatício, cabe ao reclamante convencer o juiz de que, por uma razão ou outra, trabalhava subordinamente. Com a revogação da norma, caberá aos empregadores o ônus de provar a inexistência de relação de emprego.



16/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


VÍNCULO EMPREGATÍCIO COM COOPERATIVAS SERÁ DISCUTIDO NA CAS NESTA QUARTA-FEIRA

CAS DISCUTE VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS NA QUARTA-FEIRA

CAS DISCUTE VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS NA QUARTA-FEIRA

CAS ANALISA VÍNCULO EMPREGATÍCIO EM COOPERATIVAS

Aprovado pela CAS projeto regulando vínculo empregatício de cooperativas

SIGILO BANCÁRIO EM DISCUSSÃO NA CAE E VÍNCULO EMPREGATÍCIO NA CAS