Virgílio aponta incoerência no governo Lula



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) comentou em Plenário nesta terça-feira (10) entrevista concedida pelo deputado Sérgio Miranda (PCdoB-MG) em que ele faz duras críticas à proposta de reforma da Previdência. Virgílio lembrou que o partido do deputado faz parte da base de apoio do Planalto, desde a primeira hora, o que denota a divergência entre os diversos setores do governo sobre o assunto. Na entrevista, depois de apontar inconstitucionalidades na proposta, Sérgio Miranda diz que ela -está longe de ser a proposta de campanha do PT-.

- A entrevista é um libelo contra a reforma - afirmou Arthur Virgílio.

O líder do PSDB chamou atenção para trecho da entrevista em que Sérgio Miranda afirma haver no governo uma disputa entre -continuidade e mudança-. E mais: o deputado diz que a sociedade e os problemas concretos do país vão arrombar as portas do governo-. Para Virgílio, as declarações ganham maior gravidade por terem sido dadas por um parlamentar historicamente ligado ao PT.

O senador pediu explicações sobre a realização de -seminário sobre a criação de fundo de pensão a partir de vinculo associativo-. De acordo com nota publicada pelo jornalista Elio Gaspari, no jornal Folha de S. Paulo, o principal palestrante do evento é Wanderley Freitas, que até o ano passado era sócio de consultoria do ministro Luís Gushiken.

Outro questionamento do senador diz respeito ao financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a cooperativa de metalúrgicos de Diadema (SP), no valor de R$ 25 milhões. De acordo com Virgílio, parte dos recursos irá para o pagamento de consultoria a ser prestada por integrante da Comissão de Ética Pública do próprio governo. Os questionamentos foram feitos ao presidente do banco, Carlos Lessa, que esteve nesta terça-feira na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.



10/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo aponta incoerência em discurso de Lula sobre crise aérea

Arthur Virgílio aponta equívocos no governo Lula

Arthur Virgílio pede coerência ao PT e aponta erros do governo Lula

Arthur Virgílio aponta fracasso nas políticas públicas do governo Lula

Arthur Virgílio aponta "contradição" do governo Lula quanto a privatizações

Alvaro Dias aponta incoerência no governo do PT