Zambiasi propõe criação do adicional de risco para vigilantes de universidades



O senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) pretende instituir adicional por atividade de risco para vigilantes de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica. A matéria será examinada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) e, caso aprovada, segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para ser votada em decisão terminativa. Na CE, o relator da matéria é o senador Romeu Tuma (PTB-SP).

Na justificação da proposta, Zambiasi explica que a crescente violência enfrentada pelos vigilantes universitários, no exercício da atividade, é preocupante. O senador lembra que, apesar de serem encarregados de manter a segurança nos campi universitários, os vigilantes não podem efetuar detenção de infratores nem portar armas de fogo.

"Todavia, para os criminosos não há fronteiras. O ambiente universitário tem sido, cada vez mais, palco de atividades ilícitas", lamenta Zambiasi.

O senador sugere que o poder público atue também em outras frentes para combater o problema da violência nas universidades, melhorando a segurança pública, treinando adequadamente os profissionais envolvidos com a segurança dos campi universitários e incrementando as condições de trabalho dos vigilantes universitários.

"Não se pode mais fechar os olhos para o fato de que os vigilantes de nossas universidades correm diuturnamente risco à sua integridade física, inclusive podendo pagar com a própria vida na luta por garantir a tranquilidade da comunidade universitária", alerta o senador.



17/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE examinará criação de adicional de risco para vigilantes de universidades

Adicional de risco para vigilantes de universidades passa na CAS

CDH aprova autorização de adicional de risco para vigilantes de universidades

Senadores apoiam adicional de risco para vigilantes de universidades

CE discute se é apropriado conceder adicional de risco para vigilantes de universidades

Projeto autoriza Executivo a criar adicional de risco para vigilantes de universidades