MONGE E O EXECUTIVO
(James hunter)
DESCRIÇÃO DO ASSUNTO – MONGE E O EXECUTIVO
O livro nos passa a história de um gerente de uma grande indústria, que resolve passar uma semana num mosteiro, participando de um retiro sobre liderança.
O monge responsável era um influente empresário que era conhecido e respeitado como executivo e tinha habilidade para liderar e motivar pessoas no meio empresariais e que abandonou tudo para dar um novo sentido à sua vida.
Sempre teve como verdadeiro líder Jesus Cristo, e todo seu estudo é em cima dos seus ensinamentos.
Durante a semana se falou sobre os princípios da liderança, fazendo os participantes refletirem sobre a sua responsabilidade por optarem a serem lideres, que havia muita coisa em jogo, e que esse papel é extremamente exigente, mais precisa antes de tudo haver doação pessoal.
Deixando claro a diferença entre ter liderança, poder e autoridade.
“Segundo o autor (pg 26):
1. Liderança: é a arte de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
2. Poder : é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.
3. Autoridade : habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.
Onde o monge esclarece que liderar é conseguir que as coisas sejam feitas através das pessoas e que a chave da liderança é executar as tarefas de forma que venha trazer um relacionamento amigável entre o grupo, que isso é um dos princípios básico a ser executado.
Em que os paradigmas devem sempre mudar para não deixar-nos paralisados enquanto o mundo passa por nós. Sendo definido exemplos de velhos e novos paradigmas para melhor entendimento do assunto em estudo.
Esclareceu que os lideres deviam identificar e satisfazer as necessidades de seus empregados, sempre sabendo diferenciar das vontades e atendê-los , pois isso ajuda muito no cotidiano. Em que devemos ter intenções com ações, ter vontade para nos tornarmos pessoas harmoniosas e lideres coerentes.
Segundo o autor :(pg 70) “A liderança começa com a vontade, que é a nossa única capacidade como seres humanos para sintonizar nossas intenções com nossas ações e escolher nosso comportamento”.
Antes de tudo você deve se dispor a servir e até mesmo a se sacrificar, com isso você exerce sua influência , e isso nos dar o direito de sermos conhecidos como líder.
Foi definidas as qualidades de caráter de um líder:
1. Paciência: mostrar autocontrole, calmo.
2. Bondade: dar atenção, incentivo, elogiar.
3. Humildade: ser autêntico, sem orgulho ou arrogância.
4. Respeito: tratar as pessoas como se fossem importantes.
5. Abnegação: satisfazer as necessidades dos outros, mesmo que implique sacrificar suas próprias.
6. Perdão: desistir de ressentimento quando enganado.
7. Honestidade: ser livre de engano.
8. Compromisso: ater-se as suas escolhas, comprometer-se com os compromissos feitos na vida.
Mais deixando claro para tudo isso acontecer precisa de um ambiente certo, com motivação para se ter um questionamento para ser analisado as escolhas, mudanças e com isso crescermos.
Segundo o autor (pg 135) “Há grande alegria em liderar com autoridade servindo aos outros e satisfazendo suas necessidades legitimas”.
E nunca esqueçamos que temos que agir como aprendemos, onde pequenos passos podem fazer a diferença em uma jornada da nossa vida e nos colocar num lugar diferente.Por que sempre é bom mudar, aceitar criticas , renovar e acreditar antes de tudo que você é capaz.
Resumos Relacionados
- O Monge E O Executivo
- O Monge E O Executivo
- O Monge E O Executivo
- O Monge E O Executivo
- O Monge E O Executivo
|
|