Fábula de La Fontaine: a cobra e a lima.
(Alexandra Fernandes; Francisco do Espírito Santo neto; Hammed)
Conta-se que uma cobra vivia próximo de uma joalheria. Certa vez, morta de fome, entrou ali, procurando restos de comida, nada achando, poê-se a roer desesperadamente uma lima.
A lima então lhe diz: que pretendes, infeliz? Não vez que sou feita de aço? E que assim, sem mesmo me prejudicar, você estará prejudicando a si mesma? Percebe que logo não terá dentes para usar, e eu continuarei assim a mesma?...
Essa história fala daqueles que só sabem criticar, nada além... A tudo e a todos "mordeis", imprimindo marca revoltante do nada que és, até mesmo em obras primas.
Será que podeis roer essas "limas"? Elas são de aço, bronze e diamante.
Os bens íntimos que adquirimos são de posse definitiva; portanto ninguém dá ou tira valor dos outros. Quem fez por merecer, recolhe a felicidade de ver multiplicado tudo aquilo que conquistou.
Aquele que obteve a posse dos dons da criatividade, da compaixão, da expressão, da lucidez, da liberdade, da alegria, do desapego, da generosidade e de tantos outros valores universais, é como o homem que juntou o tesouro que "a traça não rói, a ferrugem não come e o ladrão não rouba".
Assim como a cobra dessa fábula, muitas pessoas acreditam que podem desabonar (roer) a vida dos outros, caluniando-os ou difamando-os com afirmações falsas ou desonrosas a seu respeito. A crítica perniciosa é subproduto de criaturas que nada realizam de importante; não enfretam desafios nem se arriscam a transformações e mudanças. Os críticos mordazes ficam paralizados vendo os outros fazerem, dizerem, pensarem para depois maldizerem as realizações alheias, usando suas elocubrações doentias por não terem nada de bom a acrescentar. Quem é provido de senso crítico tem consciência lúcida e sabe avaliar sem preconceitos. As discordâncias são bem-vindas e saudáveis. Somos muitas vezes mais maledicentes por vaidade do que por malícia. E tenho dito, acredite quem quiser.
Resumos Relacionados
- Frases Que Se Partilham Com Amigos Verdadeiros
- Visão Crítica
- FÉ Em Deus ! O ImaginÁrio Ou O Real ?
- Porque ás Vezes Somos Tão Curiosos????
- Morrer É Fim ?
|
|