Menino do Engenho
(José Lins do Rego)
Carlinhos tinha 4 anos quando sua mãe Dona Clarisse foi assassinada pelo seu pai com um tiro.Logo após seu pai foi para hospício.Carlinhos ficando desamparado foi mandado para a fazenda de seu avô Coronel José Paulino que era senhor do engenho, ele tinha um filho o tio Juca e uma filha a tia Maria. Nessa fazenda Carlinhos passou a maior parte de sua infância aprendendo muitas coisas e vivendo grandes aventuras.
Tia Maria a filha de José Paulino foi a responsável por fazer o papel de mãe para Carlinhos, ela tinha muito cuidado com ele porque ele sofria de puxado, uma doença asmática, e protegia-o muito, muitas vezes impedindo de brincar com seus primos.
Tia Sinhazinha era uma velha muito má e cruel a quem todos tinham que suportar na Fazenda.
Carlinhos era um menino muito solitário e pensativo, muitas vezes melancólico, adorava passear sozinho pelo engenho.Sua primeira paixão foi pela bela Zuleide, mulher já casada que ensinava Carlinhos a ler. Em seguida se apaixonou por uma prima que viera passar as férias na fazenda. Sentiu muito a sua partida.
Carlinhos tinha muito contato com as negras escravas de seu avô, e foi justamente uma a negra Luisa que iniciou Carlinhos sexualmente.Carlinhos acabou virando um menino pervertido sem orientação nenhuma em relação ao sexo e contraiu uma doença conhecida como Gálico. Sua tia Maria acaba casando e Carlinhos fica aos cuidados da Velha Sinhazinha que acaba-o mandando para um colégio interno. Carlinhos entrou no colégio muito atrasado nos estudos, porém muito adiantado nas questões da vida.
Resumos Relacionados
- Menino De Engenho
- Menino De Engenho
- Menino De Engenho
- Menino De Engenho
- Menino De Engenho
|
|