Viagem AO CENTRO DA TERRA
(Julio Verne)
Existe a mania de definir o escritor francês, Júlio Verne, como “o pai da ficção científica”, pois a maioria de seus livros famosos se combina com uma ciência futurística, formando histórias geniais que nos prendem página a página.
O termo “ficção científica”, empregado ao autor na época, não se encaixa na definição que tem hoje. A frase tinha significado de acordo com a marcante característica de suas obras, ou seja, ficção repleta de ciência. E “Viagem ao Centro da Terra” não é diferente.
A história envolve principalmente um geólogo obcecado (Otto Lidenbrock) e seu sobrinho (Axel), este, intimado pelo tio a colaborar com suas aventuras científicas até que, para seu tormento, encontra por acaso a resposta para a maior delas.
O menino hesita em contar tudo ao tio. E se o que acabara de descobrir fosse verdade? Porém, teme que a obstinação e loucura do velho o arrebentem a qualquer momento, pois passa horas a tentar decifrar o enigma que o garoto já decifrara, não mais dorme nem se alimenta decentemente. Mas, por outro lado, conhece o tio o suficiente para saber que, se contar, ele irá embarcar rumo a essa loucura, sabe que ele daria a vida por fazê-lo e contar ao mundo aquilo que os demais geólogos nunca o fizeram... E sabe ainda que seu tio o carregaria até o fim.
Axel só não contava com um detalhe que era a cara do velho tio. Teria sido premeditado? Teria sido descuido? A princípio, suas energias se encarregaram de resistir ao ocorrido, mas a situação se tornara tão ridícula e insuportável que resolveu contar tudo o que sabia.
E então se inicia a perigosa viagem rumo às galerias subterrâneas do planeta, onde encontram maravilhas e surpresas ausentes aos olhos humanos, passam por muitas aprovações até completarem a expedição. Este com certeza é o desafio que ambos jamais esqueceram, tampouco os leitores de “Viagem do Centro da Terra”.
Resumos Relacionados
- Viagem Ao Centro Da Terra
- Viagem Ao Centro Da Terra
- Viagem Ao Centro Da Terra
- Viagem Ao Centro Da Terra
- As Cavernas De Marte
|
|