A Água
(Jose Augusto)
A água
Propriedades da Água
A água é composta por dois elementos químicos: hidrogênio e oxigênio (H2O). Como substância, a água pura é incolor, insípida e inodora.
A água possui características químicas e físicas bastante especiais:
a) é um dos compostos que se apresentam na forma líquida em condições naturais;
b) apresenta grande estabilidade;
c) alta densidade;
d) viscosidade e tensão superficial;
e) solvente universal;
f) possui elevadíssimo calor específico, que a torna capaz de absorver e liberar uma grande quantidade de calor;
g) possui o chamado calor de fusão (quantidade de energia necessária para alterar a substância do estado sólido para o líquido – a água libera calor para se congelar).
Quando congelada, ao invés de retrair, a água expande-se e flutua sobre a parte líquida, por ter se tornado menos densa. Por essa razão o gelo bóia e as plantas morrem na geada, pois a água dilata-se estourando seus vasos.
O Ciclo da Água
A água esta distribuída em três reservatórios principais: oceanos; rios, lagos e água subterrânea; água atmosférica, na forma de vapor. Uma grande quantidade de água se encontra no estado sólido. A energia para manter o movimento da água neste ciclo é fornecida pelo sol e pela força da gravidade.
O ciclo da água pode ser entendido como um grande sistema de destilação. O aquecimento devido à radiação solar provoca a evaporação contínua da água superficial, que se transfere para a atmosfera, sob a forma de vapor. Parte do vapor condensa-se devido ao arrefecimento e forma nuvens que originam a precipitação. Na terra sob a forma líquida, a água volta para a atmosfera pela evapotranspiração ou se dirige à regiões mais baixas pela ação da força da gravidade por meio da infiltração e do escorrimento superficial, chegando aos lençóis subterrâneos ou aos oceanos.
Água na Terra
A quantidade de água existente na Terra é da ordem de 1.235.000 trilhões de toneladas, distribuídas nas fases líquida, sólida e gasosa, sendo apenas 2,76 % é constituída de água doce. 2,14% de água doce se encontram nas geleiras.
Embora a água seja renovável, sua disponibilidade é limitada, e essa disponibilidade esta relacionada com a qualidade. Na natureza não existe água pura, devido à sua capacidade de dissolver quase todos os elementos e compostos químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias dissolvidas, como zinco, magnésio, cálcio e elementos radioativos. Para ser saudável, ela não pode conter substâncias tóxicas, vírus, bactérias e parasitos.
A água pode ser um veículo de transmissão de doenças do aparelho intestinal, como a cólera, amebíase e a disenteria bacilar, além da esquistossomose.
A proteção dos mananciais que ainda estão conservados e a recuperação daqueles que já estão prejudicados são modos de conservar a água que ainda temos.
Água no Brasil
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito á quantidade de água, porém sua distribuição no território nacional não é uniforme. A maior parte da água disponível para uso (70%) está localizada na Região Amazônica, que detém a bacia fluvial com maior volume de água da Terra.
O Brasil tem 25% de toda a área agricultável do Planeta e a maior rede de biodiversidade do mundo (15%). Porém a distribuição das águas não é uniforme. O Nordeste tem apenas 3% da água brasileira, sendo 67% desta água no Rio São Francisco. O estado que tem maio problemas com água é Pernambuco.
Problemas com garimpos clandestinos e a falta de tratamento dos despejos domésticos e industriais nas grandes cidades afetam a qualidade da água. As atividades agrícolas mal planejadas causam intenso processo erosivo, que é um importante fator da degradação da qualidade das águas.
Resumos Relacionados
- O Mar
- Como Ocorre A Chuva, O Granizo E O Floco De Neve?
- A Semana Internacional Da Água
- Curiosidades – O Que São Geiseres?
- Planeta Água( O Nosso Planeta)
|
|