A Jornada do Escritor
(Cristopher Vogler)
Escrever uma história, publicá-la, e vê-la vender milhões de exemplares não é para qualquer um. Poucos tem a sorte de um Paulo Coelho, por exemplo. A maioria não sabe nem por onde começar a escrever um livro, muitos tem a ideia na cabeça mas ficam perdidos na hora de pô-las no papel. Se esse é o seu caso, leia esse livro. O livro "A Jornada do Escritor" utiliza conceitos universais há muito arraigados no inconsciente coletivo. Inspirados nos mitos e lendas, ele nos oferece um guia para organizar as histórias de modo coerente, claro, seguindo determinadas regras. Baseado na obra "O Heróis de Mil Faces" de Joseph Campbell, a obra nos leva a uma viagem pelos mistérios da escrita. Com certeza, é a ferramenta essencial para todo escritor, roteirista, cineasta, contador de histórias.
Sua ideia é simples, e se baseia em estudos sobre a estrutura de lendas, livros, filmes. Em poucas palavras eu poderia descrevê-la mais ou menos assim: tudo começa com o Herói (ou heroína) vivendo sua vida no mundo comum; o herói recebe um chamado à aventura; à princípio há a recusa; até que algo o faz mudar de ideia e ele aceita o desafio; atravessa o limiar; enfrenta testes, inimigos, faz aliados; entra na caverna oculta; quase morre; renasce; derrota seus inimigos; e retorna ao mundo comum trazendo o elixir da vitória.
Se você deseja ser um grande escritor, procure ler essa obra fantástica. Em Hollywood, o livro é considerado uma espécie de Bíblia dos escritores. Longe de oferecer uma fórmula para aqueles que almejam escrever best sellers ou roteiros de filmes campeões de bilheteria "A Jornada do Escritor" é uma lanterna que ajuda a guiar os autores no processo criativo oferecendo ferramentas que auxiliam a traçar um mapa de estágios a serem cumprido ao longo da narrativa. A obra é largamente utilizada pelos profissionais da escrita no mundo todo. Os conceitos incluídos no livro influenciaram também grandes diretores de cinema como George Lucas (criador da saga Guerra nas Estrela) e James Cameron (diretor de sucessos como Titanic e Avatar). Enfim é um livro que vale à pena ser lido, relido e estudado com afinco por quem deseja um lugar ao sol no mundo da literatura e do cinema. Mesmo quem não escreve ficará espantado como os conceitos que ele traz à luz estão presente no dia a dia das pessoas e é capaz de influenciar o pensamento de profissionais das mais variadas áreas.
Resumos Relacionados
- O Poder Do Mito
- Biografia De Sidney Sheldon
- Jean-luc Godard :uma História De Cinema
- Carlos Susseking - Vida E Obra
- Como Escrever Um Livro Infantil Em 30 Dias Ou Menos
|
|