A verdadeira história de Jesus
(E.P. Sanders)
Jesus Cristo está na base da maior religião mundial: dois milhões de seres humanos reclamam-se hoje da fé nele e dizem-se cristãos. A figura foi de tal modo determinante, que a história se divide em antes e depois de Cristo. Durante dois mil anos, em seu nome ergueu-se o que se chama a igreja, construiram-se catedrais e hospícios, proclamou-se a dignidade infinita de ser homem e também se instruíu a inquisição. Ninguém tem dúvidas de que sem ele a história seria diferente.
No entanto, viveu num canto remoto do império Romano, a sua intervenção pública pode não ter chegado aos dois anos, foi condenado à cruz, como blasfemo religioso e subversivo social e político. Aparentemente, deveria ter sido o fim. O que se passou para que precisamente após a sua morte tivesse começado um movimento que transformou o mundo?
O seu enigma para nós, é o da passagem do jesus da história ao Cristo da fé, de tal modo que o seu nome agora é Jesus Cristo. Assim, a pergunta decisiva é: O que se pode saber hoje com rigor histórico sobre jesus, o Cristo?
Resumos Relacionados
- A Páscoa
- O Misterio De Deus
- O Testamento De Pedro
- Cristianismo
- O Evangelho Segundo Jesus Cristo
|
|