Globalização
(Fabio Taro Mogi)
Recentemente a globalização é uma palavra constatnte nos meios de comunicação. E muitos historiadores viam esse processo de interligação do mundo que começou com a expansão comercial maritíma européia dos séculos 15,16 a chamada Era das grandes navegações.Fatores que permitiram ao homem europeu romper com os laços do mundo medieval e lançar-se na conquista dos "mares nunca dantes navegados".
Globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais.A cadeia de fast-food, Mc Donald`s, por exemplo, possui mais de 20 mil restaurantes em 91 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. Segundo pesquisa do núcleo de estudos estratégicos da universidade de São Paulo, desde 1994 as maiores empresas do mundo como a mitsubishi, mitsui, sumitomo,general motors, marubeni,ford,exxon,nissho e shell, obtêm um faturamento com mais de 1,4 trilhões de dólares. Esse valor equivale à soma dos PIB`Sdo Brasil, México, Argentina, Chile, Peru,Colômbia, Uruguai, Venezuela, e nova Zelândia.
A rápida evolução e a popularização das tecnologias da informação tem sido fundamentais para agilizar o comércio, e as transações financeiras entre os países.
A nova revolução industrial ou a terceira certifica-se de que a primeira ocorreu no século 18 e carcterizou-se pelasubstituição das ferramentas manuais por máquinas e pelas novas tecnologias como a máquina de vapor e a fideira.A segunda, no século 19, e destacou-se pela produção da eletricidade, pelo desenvolvimento do motor de combustão interna, de produtos químicos com bases cientifícas e da fundição eficiente do aço, e pela invenção do telégrafo e da telefonia. E a terceira revolução começou durante a segunda guerra mundial, com a revolução da tecnologia da informação, tendo por base o desenvolvimento da eletrõnica, microeletrônica, computadores, e telecomunicações.
Resumos Relacionados
- Globalização
- A Terceira Revolução Industrial
- A Terceira Onda
- Globalização
- Artigo
|
|