Papiamento
()
O Papiamento ou Papiamentu é uma língua crioula e é a principal língua falada nas Antilhas Holandesas A,B,C (Aruba, Curaçao e Bonaire).
Só recentemente ganhou o status de lingua oficial nas três ilhas, sendo que em cada uma das ilhas acaba por ter algumas palavras com pronúncia e redacção diferentes, consoante tenha sofrido uma maiolr influência do português, do holandês ou do espanhol.
O mesmo processo se verificou em relação ao dialecto crioulo, falado em Cabo Verde, mas que não constitui a lingua oficial do país.
O papaimento resultou da integração do português, tal como era falado pelos pelos escravos africanos (originários das zonas de Guiné-Bissau/Cabo Verde e São Tomé/Golfo da Guiné, entre outras), do próprio português, do holandês e do espanhol.
O português foi levado pelos judeus portugueses de Cabo Verde. A linguagem judaico-portuguesa misturou-se ao português falado pelos escravos africanos, dando origem à primeira forma do papiamento, no século XVIII.
O holandês, foi levado pela administração do império colonial nas ilhas e a influência do espanhol ocorre com o contato com os países vizinhos, especialmente a Venezuela.
O nome procede da palavra papiá, que significa 'conversar', derivada originalmente da palavra portuguesa papear. A mesma palavra é, ainda hoje, utilizada no crioulo de Cabo Verde.
Resumos Relacionados
- Antilhas Holandesas
- AhistÓria Da LÍngua Portuguesa - Http://pt.wikipedia.org
- Guia Reforma Ortografica Cp.indd
- Geografia Da Ocupação Portuguesa Na África.
- Geografia Da Ocupação Portuguesa Na África.
|
|