A Rotação e a Translação da Terra
(Maria Pereira)
O movimento da Terra tem dois componentes principais.
Gira sobre um eixo imaginário que passa através dos pólos geográficos norte e sul, realizando uma rotação completa a cada 24 horas em torno de si mesma, chamando-se a este movimento, o movimento de rotação da Terra.
Esta Terra que gira em torno de si mesma, completa uma “translação” quase circular ao redor do Sol no período de um ano. A este movimento chama-se movimento de translação.
O eixo da Terra sobre a qual efectua a sua rotação diária apresenta uma inclinação de 66,5º em relação ao plano da translação anual, chamado “plano de elíptica”, e a direcção deste eixo está mais ou menos fixa no espaço.
Como resultado, a Terra apresenta alternativamente e todos os anos os hemisférios norte e sul expostos ao Sol, com o que se origina o fenómenos das estações do ano.
Os equinócios são os pontos da órbita terrestre nos quais os raios solares incidem perpendicularmente sobre o equador, de modo que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração neste pontos, ou seja 12 horas, tanto no hemisfério norte como no sul. Os dias correspondentes são os dias 21 ou 22 de Março e 22 ou 23 de Setembro.
Os solestícios são os dois pontos da órbita terrestre nos quais a diferença de duração entre o dia e a noite é mais evidente e contrária, conforme esteja num ou noutro hemisfério.
No dia 21 ou 22 de Junho, o hemisfério norte recebe os raios solares mais perpendicularmente sendo o dia mais longo do ano, com a noite mais curta, dando inicio ao Verão. No hemisfério sul, nesse mesmo dia, os raios solares alcançam a sua maior inclinação sendo o dia mais curto do ano e a noite mais longa, quando começa o Inverno.
O processo inverte-se no dia 21 ou 22 de Dezembro.
Resumos Relacionados
- Movimentos Da Terra
- Planeta Terra
- Definição De Inclinação Axial
- Forma E Movimento Da Terra
- A Terra - Planeta Do Sistema Solar
|
|