A independência custou muito dinheiro
(José Roberto Martins Ferreira)
A independência do Brasil não foi conquistada somente nos campos de batalha. Simultaneamente, trava-se um outro tipo de batalha: a diplomática.
Portugal tinha muitos e poderosos aliados na Europa. por isso o governo brasileiro necessitava que todos os países reconhecessem oficialmente a nova realidade.
A luta diplomática demorou mais tempo do que as lutas militares.
Os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer oficialmente que o Brasil era um país livre. Por volta de, 1820, os EUA já tinham se desenvolvido bastante e já se
Colocavam de igual para igual com os países da Europa.
A Inglaterra queria reconhecer logo nossa independência. Sem o monopólio português, os produtos das suas fábricas seriam vendidos mais facilmente no Brasil.
Em 1825, diante das pressões diplomáticas inglesas, Portugal cedeu, mas exigiu, como indenização, uma grande soma em dinheiro.
Mas o preço da independência não ficaria apenas nessa soma paga a Portugal. A Inglaterra impôs seu preço. Exigiu a renovação dos tratados de 1810.
O Brasil saiu da subordinação política a Portugal para entrar na dependência econômicaDa Inglaterra. O problema da independência política estava resolvido. Faltava agora reorganizar o país.
Resumos Relacionados
- A Independência Do Brasil
- Guerra Da Cisplatina
- Era Napoleônica
- Historianet
- A IndependÊncia Do Brasil
|
|