O Saci e o Carpinteiro
(Lendas Brasileiras)
Depois de um dia de trabalho cansativo no meio da floresta, um carpinteiro resolveu passear pela mata, aproveitando o luar. Sentou­se num tronco de árvore, preparando o seu cachimbo. De repente, apareceu um Saci e o homem quase morreu do coração, pois nunca tinha visto uma criatura como aquela.
O Saci pediu um pouco de tabaco para o seu cachimbo. O homem ofereceu o que tinha. O Saci disse que assim não queria, tinha que ser picadinho. O pobre picou o tabaco com um canivete tremendo mais do que vara verde. Mas o Saci não ficou satisfeito. Bem cínico, perguntou ao coitado se ele trabalhava com madeira. Pediu, então, uma perna-de-pau. Pediu não, mandou o homem fazer. Não queria mais ter só uma perna. Isto não era um defeito de nascença, pois todos os sacis nascem assim, só com uma perna. Mas ele queria duas e pronto. Voltaria em três dias. Se a encomenda não estivesse pronta, tornaria a vida do homem num inferno.
O carpinteiro disse que faria, mas pensou numa forma de enganar o Saci. Queria trabalhar rapidinho, terminar a obra e sumir. Achava que terminaria tudo antes do terceiro dia. O Saci fez de tudo para atrapalhar o serviço. Dava tudo errado naquela obra. Os pregos desapareciam, a madeira quebrava e o trabalho atrasou como nunca. O Saci voltou como tinha prometido. Deu mais três dias para o carpinteiro, que acabou por fazer uma perna de madeira bem bonitinha, do tamanho do Saci e até pintou de preto para combinar com a cor da sua pele.
O Saci gostou da perna, mas abusando da paciência do outro, pediu uma perna para cada saci da família. O homem, apavorado, ia passar o resto da vida fazendo pernas para tantos sacis que apareceram. Estes iam todos brigando entre si para serem os primeiros. O carpinteiro teve então uma ideia para acabar com a confusão. Construiu um baú bem grande, jogou um monte de grãos de feijão dentro e disse para o Saci que quem pegasse mais grãos, ganhava a perna. Era um truque, ele queria era trancar aquele monte de sacis dentro do baú. O problema é que o saci mais chato de todos já tinha uma perna e não tinha interesse na disputa. O homem não teve dúvida, arrancou a perna do Saci e jogou-a na caixa. O bando de sacis atirou-se para pegar a perna, inclusive o danadinho. Rapidamente, o carpinteiro fechou o baú com um enorme cadeado. Levou-o para a floresta, onde ainda deve estar até hoje.
Resumos Relacionados
- Lenda Do Saci-pererê
- Lenda - Do Saci-pererê
- Folclore Brasileiro: Ditos & Mitos
- Saci PererÊ
- Http://www.armtecbrasil.com/
|
|