A Convidada
(Simone de Beauvoir)
Em 1943 Simone de Beauvoir publicou a sua primeira novela, A Convidada - onde descreve a destruição do relacionamento de um casal sutilmente provocada pela permanência prolongada de uma jovem Em sua casa, uma clara alusão a uma amante de Sartre. E também trata do difícil problema de relacionamento de uma consciência para com outra, cada consciência individual sendo fundamentalmente predadora da outra.
Nada, nem mesmo a guerra iminente, parece capaz de ameaçar a ligação de Pierre e Françoise, até o surgimento da misteriosa Xavière, jovem provinciana que vai morar em Paris. Françoise - escritora de trinta anos - , buscando preservar sua relação com o homem que ama, teria de encontrar uma forma de livrar-se da presença sufocante da outra, se não quisesse ver sua felicidade irremediavelmente destruída.
Este livro profundamente humano aproveita para abordar as questões da filosofia existencialista - e que, como a própria autora reconheceu, revela muitos elementos autobiográficos - tem como pano de fundo os meses que precederam e que imediatamente sucederam a eclosão da 2ª Guerra Mundial, descrevendo num estilo ágil e vibrante a boêmia intelectual parisiense do final dos anos 30.
Resumos Relacionados
- A Convidada
- A Convidada
- A Convidada
- A Convidada
- Tete A Tete
|
|