O planeta Marte
(Fábio Duarte Garcia)
Marte é o quarto planeta partindo do Sol e é normalmente referido como o Planeta Vermelho devido a coloração avermelhada de seu solo e sua atmosfera. Atualmente, Marte é um dos mais intrigantes planetas do sistema solar pelo fato de já ter sido um planeta rico em água, de clima mais quente e com as condições para um possível desenvolvimento de formas de vida. A possibilidade de Marte ter abrigado vida no passado desperta profundo interesse e admiração da comunidade científica e toda humanidade, já que a comprovação de vida em algum momento da história de Marte, prova definitivamente que o fenômeno da vida não é exclusivo ao planeta Terra.
O planeta vermelho possui aproximadamente metade do tamanho da Terra e está, em média, 230 milhões de kilomêtros longe do Sol. Um dia marciano tem quase a mesma duração que o nosso, cerca de 24 horas e 37 minutos, já o ano marciano tem uma duração de 687 dias terrestres. Como já foi dito anteriormente, Marte possui uma coloração avermelhada, podendo ser facilmente reconhecido no céu, mesmo a olho nu.
Atmosfera, clima e relevo Marte possui uma atmosfera muito fina, constituída principalmente de gás carbônico; apresenta ainda tempestades de areia e formação de nuvens e neblinas. Em relação ao clima, é um planeta muito frio e seco, sua temperatura máxima fica em torno de 26°C no local mais quente do planeta, mas em média a temperatura do planeta é de -60°C. O relevo de Marte apresenta formações bastante diversas e semelhantes ao planeta Terra como imensos vulcões, canyons gigantescos, montanhas, calotas polares, planícies, planaltos, campos de dunas, áreas com inúmeras crateras de diferentes formas e tamanhos e abundante rede de canais e vales, provavelmente formados pela ação da água líquida na superfície, existente em algum momento da história pregressa do planeta. A superfície do planeta é muito parecida com um deserto rochoso.
Vida em Marte Na verdade, não se conseguiu obter nenhuma prova de existência de vida atualmente ativa em Marte. Com a descoberta do meteorito ALH84001 (uma amostra de rocha marciana que continha microfósseis de bactérias primitivas), os debates sobre a existência de vida em Marte foram novamente abertos. Acredita-se que atualmente não exista vida em Marte, mas num passado mais distante, onde as condições climáticas do planeta eram mais favoráveis, a vida pode ter começado a se desenvolver em Marte. No entanto, é necessário aguardar estudos mais precisos para esclarecer esta questão.
Colonização de Marte Outro aspecto interessante do planeta Marte é a possibilidade de ser modificado e transformado em um planeta habitável para a raça humana. O processo de transformação de Marte em um lugar habitável chama-se terraformação e apresenta as seguintes etapas resumidas: criação de um efeito estufa para aumentar a temperatura do planeta, introdução de plantas para a produção de oxigênio e por fim, a inserção de vida animal e colonização humana.
Resumos Relacionados
- Tudo Sobre Marte
- Colonização Do Planeta Marte
- Vulcões No Planeta Vermelho
- À Procura De Vida Em Marte
- Os Planetas Do Sistema Solar
|
|