Introdução ao conhecimentos científico (definições)
(avb)
Ciências empíricas: ciências (excepto a matemática e lógica) cujas teorias podem ser confirmadas ou refutadas por dados observacionais.
Conhecimento científico: resultou, em grande medida, das necessidades práticas da vida humana e apresenta um corpo de conhecimento sistematizado que visa proporcionar explicações dos factos conhecidos, baseando-se num procedimento racional.
Senso comum (conhecimento vulgar): conhecimento relativamente superficial e acentuadamente prático que é partilhado por uma certa cultura e transmitido de forma acrítica de geração em geração. Estas crenças são justificadas em última análise pela experiência quotidiana e tendem a reflectir as necessidades humanas mais imediatas. É composto por factos variados e tem um corpo de conhecimento vasto mas pouco organizado.
É falível (falsas analogias ou generalizações precipitadas » p.e. caso do geocentrismo), interesseiro e utilitário, sendo baseado nas evidências empíricas (sentidos).
Relação entre senso comum e conhecimento científico: Segundo alguns filósofos (Popper) diz-se que existe continuidade pois a ciência deriva do senso comum, partindo sempre de dados sensoriais e tratando e analisando-os de um modo racional e crítico (na Biologia à necessidade de preservar a saúde, na geometria à necessidade de medir terrenos...). Por sua vez, também se pode referir uma certa descontinuidade, em que a ciência se opõe ao senso comum, negando a maior parte das “evidências” empíricas (caso do sol que parece girar em torno da Terra, sendo o contrário).
Resumos Relacionados
- Psicologia: Ciência E Senso-comum
- Senso Comum Vs Conhecimento Cíentifico
- A RelaÇÃo Da Psicologia Com A EducaÇÃo
- O Senso Comum
- Natureza Do Conhecimeto
|
|