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O Texto
(Fiorin)

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O texto é um todo organizado de sentido, formado por partes solidárias que apresentam coesão e coerência, e é produzido por um sujeito num determinado tempo e num determinado espaço.O texto pode ser: verbal, não- verbal e ou sincrético. O texto verbal tem caráter oral ou escrito: um discurso, uma poesia, uma reportagem de jornal ou revista. .. O texto não- verbal pelo não uso da palavra e pode ser uma pintura, uma dança, uma fotografia... Os textos sincréticos utilizam-se de mais de um recurso de expressão, uma peça teatral, uma canção, uma história em quadrinhos... Segundo Backtin, o texto tem caráter responsivo, ou seja, todo texto responde a um texto anterior e assim sucessivamente. Há uma relação de causa e efeito entre os textos. O processo de incorporação de um texto em outro texto denomina-se intertextualidade.A intertextualidade se manifesta em texto por três processos distintos que podem estabelecer uma relação contratual ou polêmica com o texto a que se referem: citação, alusão e estilização. Na citação são citadas palavras do texto de origem, se houver concordância com o texto anterior, a citação é contratual, mas se houver discordância dele, a citação é polêmica.Na alusão, o texto incorporado se manifesta por meio de construções sintáticas em que algumas figuras do primeiro são substituídas por outras. Na estilização há uma espécie de imitação do estilo do autor do texto original. Um texto se organiza em dois planos: o plano de conteúdo e o plano de expressão. O plano de conteúdo precisa ser veiculado pelo plano de expressão, que pode se de diferentes naturezas: verbal, gestual, pictórico e sincrético. Portanto, o texto é produto da manifestação de um plano de conteúdo através de um plano de expressão. O plano de conteúdo apresenta diferentes níveis de organização de sentido. O primeiro a ser observado pelo leitor é o nível superficial, onde afloram os significados concretos e diversificados. É nesse nível que se estabelece o narrador, os personagens, os cenários, o tempo, as ações. O segundo nível é o intermediário, onde se definem os valores e as idéias com que o texto vai trabalhar. O terceiro e último nível, é o nível fundamental, onde ocorrem os significados mais abstratos, geralmente pela oposição de duas idéias opostas, que geralmente apresentam um traço semântico comum, sobre o qual se estabelece a diferença. O nível fundamental é a essência do texto, responsável pela estrutura lógica do texto, onde o autor se posiciona através das idéias que contrapõe de maneira eufórica ou disfórica. A qualificação semântica eufórica representa os valores positivos e a qualificação semântica disfórica, os valores negativos. O texto é um conjunto de partes solidárias, no qual o sentido de suas frases depende do sentido das demais com que aquela se relaciona, cujo sentido de qualquer uma de suas passagens é dado pelo todo, pelo contexto.



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