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Elementos Para Uma Teologia Da Cidadania
(Clovis Pinto de Castro)

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  O autor Clovis Pinto neste capitulo trata da dimensão política e publica da práxis da igreja. O papel da igreja na sociedade deve se entender aos vários níveis dentro da sociedade, a influenciando e a transformando. Ele começa tratando de dois princípios importantes que precisam ser compreendidos pela igreja em sua dinâmica com a sociedade, o princípio do Shalom de Deus e o princípio da Hermenêutica. A grosso modo, o Shalom é a base fundamental, a Revelação absoluta e os princípios do Reino de Deus ao passo que a Hermenêutica é uma constante reavaliação e aplicação do Shalom dentro do contexto histórico da sociedade. A igreja sai do campo especulativo e teórico e parte para o dinâmico, uma práxis efetiva em seu contexto imediato. Porem há um pequeno problema que deve ser superado pela igreja, a tendência de se excluir da vida social, política e histórica. Desde o iluminismo que foi marcado pela separação entre igreja e estado, a igreja não é mais vista como uma fonte de resposta ao processo dinâmico da transformação da realidade, embora ela o seja. É preciso reunir este elo rompido e isto pode ser feito através de uma abordagem coerente e relevante de nossa realidade atual. O princípio do Shalom está intimamente ligado a Justiça de Deus. Esta justiça deve ser apreendida de duas formas: a justiça Sedaq, Justiça que vem a partir de uma dignidade, retidão e honra; e a justiça Mishpat, uma justiça traduziada em ações. A forma mais individual e publica de se viver os princípios do Reino de Cristo é através da Justiça. A Justiça é uma característica do Reino quando Jesus diz para buscarmos Seu Reino e Sua Justiça ( Mt 6.33).  A justiça de Deus tem a ver com Sua ordem, Sua bondade, Sua paz e Sua vontade sendo executadas na Terra. Esta Justiça é reinterpretada por Jesus como a prática do Amor. O amor passa a ser visto como um princípio ético refinado de justiça e de boas obras. O amor é a prática de uma fé plena. Ele descreve a fé em três esferas, a afetiva, sentimentos; o cognitivo, o racional; e o normativo, as ações. O amor é a fé posta em pratica; a Justiça é proveniente do amor que vem da Fé verdadeira. Em outras Palavras, aquilo que cremos em Deus deve gerar ações condizentes com nossa fé. As boas obras devem ser vistas sob este prisma. Elas  não são uma tentativa de obter a Salvação mas uma expressão viva de que somos Salvos pela Graça. O Shalom de Deus é muito mais que uma pax ( pactum, paz) vinda de uma segurança da ordem jurídica e politica, ou uma eirhnh, uma paz relacionada com a harmonia entre o individuo e o estado. O Shalom de Deus abrange toda plenitude do ser humano e do meio em que ele vive; é uma perspectiva Deus-homem, estado-ação e indivíduo-sociedade. O Reino de Deus é um ambiente em que Seu Shalom é disponível, é experimentado e é suficiente. Nossa pastoral de hoje deve se focalizar nessa realidade ? o Shalom de Deus!
Bibliografia:  DE CASTRO, Clovis Pinto. Por uma Fé Cidadã: A Dimensão Publica da Igreja. São Paulo: Loyola, 2000       



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