É O FIM DO DOLAR COMO ANCORACAMBIAL?
(Revista da Semana)
É O FIM DO DOLAR COMO ANCORACAMBIAL?
A crise do credito imobiliário nos Estados Unidos provocou um efeito muito maior do que se esperava. Bancos pediram água, o credito diminuiu, o consumo se arrefeceu, a inflação começou a mostrar os dentes é o dólar caiu a seu patamar mais baixo em cinco anos. O fantasmas da recessão assombra a nação mais poderosa do planeta e já é voz corrente no mundo que a moeda americana pode estar com seus dias contados como ancora cambial.
Para o Financial times por Wolfgang Mhnchau, especialista em finanças internacionais, da uma idéia de como o mundo vem lidando com a agonizante escalada da moeda americana – que perdeu um quarto de seu valor nos últimos cinco anos, boa parte em 2007.
Uma nova moeda asiática poderia surgir é formar um duopólio com o euro para ser a ancora cambial.
O economista lembra que governos árabes estão reunidos para discutir o abandono da moeda americana como ancora cambial é que 12 bancos centrais asiáticos avaliam uma possível união monetária, semelhante a da Europa.
Já o jornalista Henry Luce, criador das revistas Time é Life, diz que prematuro anunciar a morte do dólar. A moeda já passou por outras crises é se recuperou. Cabe lembrar que a economia européia é menos flexível que a americana é deve entrar em déficit comercial este ano.
Resumos Relacionados
- Yuan Atinge Maior Cotação Ante O Dólar Em 30 Anos
- Forex-par De Moedas
- O Sistema MonetÁrio Nacional No Contexto EconÔmico
- Aviltamento Da Moeda
- Alto Da Selic Derruba O Dollar E Ele é Cotado Pelo Menor Valor
|
|