Acordo dá ao PSDB presidência da CPI Mista dos Cartões Corporativos



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou, nesta quarta-feira (27), que o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Cartões Corporativos será escolhido pelo PSDB. Esse acerto, negociado entre governistas e oposicionistas, foi divulgado 40 minutos antes das 14h, quando se encerraria o prazo dado pelos líderes partidários para que houvesse uma decisão em torno da indicação para o cargo.

VEJA MAIS

Jucá informou que, junto com o líder do governo na Câmara dos Deputados, deputado Henrique Fontana, já comunicou o acordo ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio. O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, e os líderes no Senado do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do DEM, José Agripino (RN), também foram informados do entendimento antes de seu anúncio à imprensa.

- Acho que se encerra esse episódio com esse entendimento. Agora, a CPI poderá se instalar o mais breve possível - comentou Jucá.

Segundo assegurou o líder governista, a base aliada não vai interferir no mérito da indicação do presidente da CPI Mista dos Cartões Corporativos pelo PSDB. Todo o seu esforço nesse processo, conforme assinalou, foi no sentido de buscar um acordo que garantisse a realização de uma investigação única do Congresso sobre o assunto.

Na opinião de Jucá, a existência de uma única comissão fortalece as investigações e permite aos parlamentares fazerem um trabalho "tranqüilo, harmonizado e competente". Além de apurar a ocorrência de eventuais irregularidades no uso dos cartões corporativos, o líder do governo acredita que a CPI vai ajudar a criar mecanismos para tornar esses gastos mais transparentes e evitar que eventuais desvios voltem a ocorrer.

- Espero que a CPI investigue tudo. O governo não teme nada. É importante que se investigue, crie procedimentos e novas normas para evitar exatamente a má aplicação do recurso público. Essa é uma posição da base do governo e da oposição - garantiu.

Segundo Jucá, o principal argumento de convencimento para alcançar o entendimento foi a importância de se promover um bom ambiente político, uma vez que há matérias relevantes a serem votadas no Congresso, como a reforma tributária, que deve chegar ao Legislativo nesta quinta-feira (28).



27/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSDB permanecerá na CPI Mista dos Cartões Corporativos

PSDB pode indicar presidente da CPI Mista dos Cartões Corporativos ainda nesta quarta-feira

Garibaldi celebra acordo para presidência da CPI dos Cartões Corporativos

CPI dos cartões corporativos será mista

Começa reunião da CPI Mista dos Cartões Corporativos

Heráclito critica relatório da CPI Mista dos Cartões Corporativos