Ainda há muito a ser conquistado, afirma Fátima



A senadora Fátima Cleide (PT-RO) registrou na sessão solene do Congresso Nacional em comemoração ao Dia Internacional pela não Violência contra a Mulher, nesta terça-feira (25), medidas do Legislativo e do Executivo na adoção de políticas públicas de proteção à mulher. Ainda assim, a senadora considera que há muito a ser conquistado pelas mulheres, especialmente no Brasil, onde, a seu ver, há muita discriminação.

Ela relatou que a discriminação também é grande nas atividades públicas e que, como senadora e política, tem que disputar, -violentamente, cada milímetro de espaço-, apenas por ser mulher.

Os avanços registrados e a evolução no respeito e na proteção às mulheres, na opinião de Fátima, foram conquistados graças à determinação dos movimentos feministas. Como exemplos de iniciativas nesse sentido, ela citou as centrais de recebimento de denúncias e as delegacias especializadas, que vêm contribuindo para a diminuição da violência. No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a senadora reconheceu a criação da Secretaria Especial das Políticas para a Mulher e a adoção do Programa de Combate à Violência contra a Mulher.

Entre as ações do Legislativo, Fátima registrou a aprovação de leis de proteção à mulher, como a que determina a notificação de agressões contra a mulher por agentes públicos.

- As mulheres agredidas não procuram auxílio nem denunciam os abusos que sofreram. Essa iniciativa vai melhorar os baixos índices de notificação. Espero que, a cada ano, possamos comemorar mais e denunciar menos - disse a senadora.



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ney Suassuna diz que ainda há muito o que mudar

Garibaldi diz que ainda há muito o que mudar

Valdir Raupp diz que ainda há muito a ser feito

FERNANDO BEZERRA: "AINDA HÁ MUITO O QUE FAZER"

"Congresso ainda tem muito o que avançar", diz presidente de ONG

Mulheres ainda têm muito a conquistar, apontam senadores