Arthur Virgílio vê "bateção de cabeça" no governo Lula



O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) afirmou que o país tem assistido nos últimos seis meses assiste apenas à inanição do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, o que há é um quadro de -querelas entre ministros e muita bateção de cabeça, cada um querendo comprar brigas e questões a qualquer preço, menos em nome da realização de alguma coisa positiva para a nação-. Lula ainda não conseguiu alavancar, por exemplo, o programa de maior repercussão - o Fome Zero.

- Nesse mês de junho, houve muito anúncio de programas novos, como o do microcrédito e o do Primeiro Emprego. Como o Fome Zero, tudo ainda está no papel, com previsão de efetivo funcionamento só daqui a seis ou mais meses. Enquanto isso, ampliam-se as queixas e as angústias das camadas mais pobres da nação e, já agora, também da classe média, esta atingida duramente pelas incertezas, pelos volteios e pela falta de ação prática do governo Lula - afirmou.

Para Arthur Virgílio, não se sabe onde o governo vai chegar, mas se sabe que não vai chegar a um desfecho feliz. Ele disse que todos os esforços do governo estão concentrados nas duas propostas de reformas em exame no Congresso Nacional e boas idéias estão sendo descartadas sob o pretexto de que podem atrapalhar as reformas. Como exemplo, o senador citou proposta do senador Osmar Dias (PDT-PR) que reduz o preço do pão cobrando uma alíquota menor na transferência do trigo de um estado para outro.

- O que o projeto refugado pelo PT pretende não é reduzir alíquotas de bebidas nem de cigarro. É do pão. O pão nosso de cada dia. A aprovação do projeto do senador Osmar Dias significaria dar uma oportunidade para o trigo brasileiro, em vez de privilegiar o trigo argentino. A preferência pelo trigo importado significa gerar emprego no exterior, em detrimento das lavouras brasileiras.



04/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio faz balanço do primeiro ano do governo Lula

Arthur Virgílio aponta equívocos no governo Lula

Arthur Virgílio diz que governo Lula tem caráter autoritário

Arthur Virgílio faz balanço dos cem dias do governo Lula

Arthur Virgílio critica governo Lula por ineficácia econômica

Para Arthur Virgílio, governo Lula tem viés autoritário