Augusto Botelho pede prioridade para bibliotecas na Região Norte



O senador Augusto Botelho (PT-RR) apresentou dados do censo nacional sobre bibliotecas públicas municipais, realizado em 2009, para reivindicar ao Ministério da Cultura prioridade para a Região Norte na instalação desses espaços de leitura. Segundo revelou o levantamento, essa região tem uma média de duas bibliotecas para cada 100 mil habitantes. A pior proporção está no estado do Amazonas, onde há apenas 24 bibliotecas públicas para uma população superior a 3,3 milhões de habitantes.

Embora Roraima apresente um índice de bibliotecas por 100 mil habitantes inferior ao da Região Norte (1,66), o censo demonstrou que os roraimenses são os brasileiros que mais procuram esses estabelecimentos para fazer pesquisas em geral. Enquanto a média nacional de uso das bibliotecas para esse fim é de 26%, em Roraima esse índice chega a 88%. No restante do país, conforme ressaltou Augusto Botelho, a utilização desses espaços é maior (65%) para a realização de pesquisas escolares.

O senador reivindicou a melhor estruturação das bibliotecas públicas de Roraima e, para isso, destinou a esse fim emendas parlamentares ao Orçamento. Uma, no valor de R$ 550 mil, está voltada à modernização desses estabelecimentos e, outra, no valor de R$ 300 mil, objetiva a atualização dos acervos com a compra de livros de referência e de obras técnicas especializadas. Ambas estariam prestes a serem liberadas pelo governo federal.

- É de suma importância oferecermos uma coleção atualizada e completa para que os roraimenses possam estudar e se preparar para a vida - considerou Augusto Botelho.

O censo nacional sobre bibliotecas públicas municipais foi desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que percorreu 4.905 municípios e monitorou outros 660 por telefone. A pesquisa revelou a existência de 4.763 bibliotecas públicas em 4.413 municípios brasileiros, mas também apontou a ausência do serviço em 1.152 municípios (21%) no ano passado. O estado do Tocantins, localizado na Região Norte, apresenta a maior proporção de bibliotecas por habitante. São 100 bibliotecas para uma população estimada em 1,29 milhão de habitantes.



15/06/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede mais enfermeiros para a Região Norte

Augusto Botelho avalia importância do Programa Calha Norte para a região amazônica

Augusto Botelho pede mais compreensão com o Programa Calha Norte

Augusto Botelho não aceita intromissão norte-americana em assuntos nucleares do Brasil

Augusto Botelho pede mais verbas para os 'navios da esperança'

Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito