Cabral apresenta documento sobre gerenciamento dos recursos hídricos na bacia amazônica



O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) apresentou em Plenário, nesta quinta-feira (11), o documento que irá nortear a elaboração de um diagnóstico sobre a situação do gerenciamento dos recursos hídricos nos oito países que integram a bacia amazônica. Em versão bilíngüe (português/inglês), a publicação reúne um conjunto de atividades para conservação e desenvolvimento sustentável das águas amazônicas e foi lançada, no mês passado, em Casablanca, Marrocos.

As ações previstas no documento, necessárias ao cumprimento da Agenda Amazônica, deverão ser implementadas durante um ano por um grupo de trabalho internacional. Os consultores e técnicos do projeto irão realizar levantamentos no Brasil, Equador, Peru, Suriname, na Bolívia, Colômbia, Guiana e Venezuela, países signatários do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), firmado em 3 de julho de 1978.

De acordo com o texto, a preservação da integridade do "sistema natural amazônico" envolve, de forma indissociável, a preservação da floresta, da biodiversidade, da qualidade e do volume dos recursos hídricos. O documento informa ainda que a Amazônia abriga a maior bacia hidrográfica do mundo, com extensão de cerca de seis milhões de quilômetros quadrados, e que seu principal rio, o Amazonas, lança cerca de 175 milhões de litros de água por segundo no oceano Atlântico, o correspondente a 20% da vazão conjunta de todos os rios do mundo.

"Dessa forma, o correto gerenciamento dos recursos hídricos nessa região é estratégico e vital, não só para os países diretamente envolvidos, mas para toda a humanidade", atesta o documento, observando que a gestão das águas da bacia amazônica não pode prescindir do envolvimento e da participação ativa de todos os países que aderiram ao TCA.

Ao apresentar esse trabalho no Senado, Bernardo Cabral destacou que o mesmo retrata "uma digna preocupação sobre o problema da água no mundo". Já o senador Edison Lobão (PFL-MA), no exercício da presidência da Casa, ressaltou o mérito de "um documento dessa envergadura em diagnosticar formas de preservação dos recursos hídricos na região amazônica".



11/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANA promove seminário sobre gerenciamento de recursos hídricos

ANA abre consulta pública sobre Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paranaíba

CABRAL ANUNCIA LANÇAMENTO DE NOVA PUBLICAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS

TV Senado discute o gerenciamento dos recursos hídricos

CI debate política de gerenciamento de recursos hídricos do país

Comissão proporá mudança na política de gerenciamento de recursos hídricos