CI aprova Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos



Proposta que autoriza o Poder Executivo a criar o Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos foi aprovada nesta quinta-feira (15) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e segue agora para análise de três outras comissões da Casa: Agricultura e Reforma Agrária (CRA); Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, por último e em decisão terminativa , de Assuntos Econômicos (CAE).

Pelo projeto (PLS 139/09), o Fundo tem como objetivo apoiar financeiramente projetos e programas que visem à melhoria da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos pela redução da erosão e pela preservação do solo e da mata ciliar em pequenas propriedades rurais.

Segundo o autor da proposta, ex-senador Sérgio Zambiasi, é necessário estabelecer políticas para viabilizar ao pequeno produtor rural a preservação do solo e das matas ciliares para resguardar a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos. Para ele, a criação do fundo nacional "é imprescindível para fornecer recursos financeiros à implementação de programas de incentivo".

O Fundo, conforme a proposta, será constituído por recursos do Orçamento da União; das aplicações financeiras de recursos próprios; do saldo de exercícios anteriores e ainda de contribuições, subvenções, auxílios, legados, doações de pessoas físicas e jurídicas, entidades e organismos de natureza pública e privada, nacionais e internacionais.

Em relatório favorável ao projeto, o relator, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), afirma que o fundo vai canalizar recursos para a execução de obras que possibilitem o fortalecimento da gestão de recursos hídricos no país.



15/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada autorização para Executivo criar fundo para proteção de recursos hídricos

"CIDADANIA" DEBATE PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Juristas defendem maior proteção dos recursos hídricos

Fundo Social: Campanha do Agasalho é tema de reunião na Secretaria de Energia e Recursos Hídricos

Plano Nacional de Recursos Hídricos

Projetos/Secretaria do Meio Ambiente será reforçado com Conselho e Fundo de Investimento de Recursos Hídricos