Aprovada autorização para Executivo criar fundo para proteção de recursos hídricos



Projeto que autoriza o Executivo a criar o Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos foi aprovado nesta quinta-feira (27) pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A proposta já passou pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e segue agora para Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será votado de forma terminativa .

De acordo com o projeto (PLS 139/2009), de autoria do então senador Sérgio Zambiasi, o fundo visa financiar ações de preservação do solo e da mata ciliar em pequenas propriedades rurais, com o propósito de melhorar a qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Como fontes de recursos, o projeto sugere, entre outras, dotações orçamentárias e doações de pessoas físicas e jurídicas, nacionais ou internacionais. O fundo deverá ser gerido por órgão federal, que também terá a atribuição de fiscalizar projetos e programas financiados.

O texto original atribuía essas funções à Agência Nacional de Águas (ANA), mas o relator, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), apresentou emenda prevendo que o Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos "será gerido pelo órgão responsável pela gestão de recursos hídricos da União", sob o argumento de que compete à Presidência da República a organização da administração pública federal.

Ao apoiar a matéria, a senadora Ana Amélia (PP-RS) lembrou prejuízos à sociedade resultantes da poluição e do assoreamento de rios no país. Para ela, a proposta pode estimular novas políticas de proteção ambiental.

- Em boa hora chega um projeto com essa iniciativa, que poderá servir para o governo como um indicador para políticas publicas que visem estimular a preservação e a defesa dos nossos recursos hídricos - disse, ressaltando que se trata de um projeto autorizativo.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



27/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada autorização para Executivo criar Instituto da Biodiversidade

Aprovada autorização para Executivo criar Agência Nacional de Energias Renováveis

CI aprova Fundo Nacional de Proteção dos Recursos Hídricos

CDR vota autorização para Executivo criar ZPEs no Maranhão

Executivo poderá criar fundo para reutilização de água

Executivo poderá criar fundo para reutilização de água