"Comendador" será interrogado por senadores no Mato Grosso



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), indicou nesta quinta-feira (27) uma subcomissão composta pelos senadores Romeu Tuma (PFL-SP), Wellington Salgado (PMDB-MG), Sibá Machado (PT-AC), Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS) e Alvaro Dias (PSDB-PR) destinada a colher o depoimento de João Arcanjo Ribeiro, o Comendador, em Cuiabá (MT), onde o contraventor está preso. Tuma ficou encarregado de agendar o depoimento com o secretário de Segurança Pública e Justiça do estado, Célio Wilson.

A CPI dos Bingos tem indícios de que ele pode ter ligações com a morte do ex-prefeito de Santo André (SP) Celso Daniel, assassinado no início de 2002. O "comendador" é acusado de comandar o crime organizado em Mato Grosso, de sonegar cerca de R$ 850 milhões à Receita Federal e ainda responde pelo crime de homicídio.

Nas investigações sobre as atividades de Arcanjo, levadas à frente pelo procurador José Pedro Taques, do Ministério Público de Mato Grosso, e pelo juiz Julier Sebastião da Silva, titular da 1ª Vara Federal, também do estado de Mato Grosso, aparece o nome do empresário Ronan Maria Pinto, apontado como um dos cabeças do esquema de corrupção em Santo André, que envolvia, basicamente, suposto pagamento de propina por parte de empresas à prefeitura. Além disso, há a suspeita de que Ronan seja sócio de Arcanjo em empresas com sede em Cuiabá.

Agenda

Na próxima terça-feira (2), a CPI dos Bingos toma os depoimentos do ex-secretário Nacional Anti-drogas, Wálter Franganiello Maierovitch, e do ex-secretário da Receita Federal Osíris Lopes Filho. Na quarta-feira (3), quem presta depoimento ao colegiado é o presidente da Federação Brasileira dos Bingos (Febrabingo), Carlos Eduardo Canto.



27/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso corrige equívoco que destinara a Mato Grosso do Sul dotações reservadas a Mato Grosso

CAE examina criação de Áreas de Livre Comércio no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul

TEBET DESTACA PROJETOS COMUNS ENTRE MATO GROSSO E MATO GROSSO DO SUL

SENADORES HOMENAGEIAM OS 250 ANOS DO MATO GROSSO

Incubadora será inaugurada em Mato Grosso

Serviço de perícia do Mato Grosso será reestruturado