COMISSÕES TIVERAM MUITO TRABALHO NESTE MÊS



As comissões do Senado tiveram intensa atividade em novembro. Uma das matérias aprovadas, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), foi a proposta de emenda constitucional do senador Pedro Simon (PMDB-RS) estabelecendo que as parcelas do Fundo de Participação dos Municípios referentes ao 2º semestre de 1997 e aos anos de 1998 e 1999 serão previamente deduzidas da base de cálculo do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF). A proposta ira ainda à deliberação do plenário.

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), entre diversas matérias, aprovou, terminativamente, projeto de lei do senador José Serra (PSDB-SP) que cria o Título de Participação em Receita do Serviço Público Concedido (TPR), com o objetivo de captar recursos para obras de infra-estrutura junto às concessionárias dos serviços públicos. A CAE aprovou ainda o projeto de lei criando o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), que depois recebeu a aprovação do plenário.

Entre os projetos aprovados pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, de forma terminativa, está projeto de lei da senadora Marina Silva (PT-AC) regulamentando o acesso à biodiversidade brasileira. A matéria passará ainda por um turno suplementar de votação.

A CAS aprovou, também terminativamente, projeto de lei do senador Osmar Dias (PSDB-PR) que permite tratamento privilegiado e gratuito, por meio de medicamentos entorpecentes, aos pacientes com dores intensas e constantes provocadas pelo câncer, e projeto de lei do senador Fernando Bezerra (PMDB-RN) revogando o regime especial de aposentadoria dos juízes classistas temporários. As duas proposições foram enviadas para Câmara.

Por sua vez, a Comissão de Educação (CE) aprovou parecer favorável do senador Joel de Hollanda (PFL-PE) a projeto de lei da Câmara estabelecendo a inclusão de conteúdos sobre Direitos Humanos nos currículos do ensino médio e fundamental.

A CCJ aprovou, terminativamente, projeto de lei do senador Júlio Campos (PFL-MT) obrigando a administração pública a submeter o servidor público civil federal a exames médicos periódicos. A matéria está na Câmara. Substitutivo do senador Esperidião Amin (PPB-SC) a projeto de lei do senador Pedro Simon transferindo para o Ministério Público o acompanhamento do inquérito policial também foi aprovado pela CCJ. A proposição ainda terá u turno suplementar de votação.

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou projeto de lei da Câmara que possibilitará a ampliação da mulher nos quadros da Marinha. A proposição foi aprovada posteriormente pelo plenário. A CRE aprovou ainda vários acordos internacionais e três indicações de embaixadores.

MEDIDAS PROVISÓRIAS

O Congresso Nacional instalou em novembro comissões mistas para analisar as oito medidas provisórias que integram o ajuste fiscal do governo, sendo que sete já receberam parecer favorável ao mérito (ver matéria na página.....).



28/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


COMISSÕES TIVERAM INTENSA ATIVIDADE

Projetos que alteram o processo penal tiveram origem em trabalho de comissão de juristas de 2000

SEMANA FOI DE MUITO TRABALHO NO SENADO

SEMANA SERÁ DE MUITO TRABALHO NAS COMSSÕES

Presidente prevê "semana de muito trabalho" no Congresso

Para Lídice, ainda há muito a fazer contra o trabalho infantil