Subcomissão da Água deve dar prioridade à Política de Recursos Hídricos, conclui relatório



A Política Nacional de Recursos Hídricos deve ser executada pelos estados e, em gestão descentralizada, pelos comitês de bacias hidrográficas. A determinação está no relatório preliminar da Subcomissão Permanente da Água elaborado pelo senador Jefferson Praia (PDT-AM) e aprovado nesta terça-feira (14). O grupo foi criado em outubro para encaminhar soluções legislativas sobre os problemas na gestão e distribuição dos recursos hídricos.

Em seu relatório, Jefferson Praia afirma ainda ser fundamental que a subcomissão - presidida pela senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) e vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) - articule seus trabalhos com a Agência Nacional de Águas (ANA) e com os próprios estados. Isso porque o Senado Federal é representante desses entes da federação no Congresso Nacional.

Entre os temas a serem trabalhados, estão as graves desigualdades regionais no acesso ao saneamento, a poluição hídrica decorrente de baixos índices de saneamento básico e a meta de reduzir o desperdício de água tratada nos sistemas de abastecimento - média nacional em torno de 40%.

Outra frente de atuação da Subcomissão da Água, segundo o relatório, será o monitoramento e a fiscalização da efetiva implementação, pelo Executivo Federal, da Política Nacional de Resíduos Sólidos e da Lei de Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico (Lei 11.445 de 2007). A aplicação de ambas garante melhores níveis de qualidade hídrica e um uso mais sustentável do meio ambiente.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 1989 a 2000, indicam, como observou o senador, que o total de municípios brasileiros contemplados por algum tipo de serviço de esgoto sanitário no período de 11 anos passou de 47,3% a 52,2%, "um incremento praticamente irrisório", na sua avaliação.

O relatório recomenda ainda que as atividades da Subcomissão Permanente da Água devem pautar-se pela continuidade da participação em fóruns internacionais, importantes na orientação de legisladores em formulação de políticas públicas baseadas nas experiências e no diálogo com outras nações.

Nesse sentido, Jefferson Praia lembrou o início da preparação para o 6º Fórum Mundial da Água, a realizar-se em Marselha, na França, em 2012. Marisa Serrano deverá participar, em janeiro, da reunião preparatória para o encontro.



14/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Divulgação de boas práticas de gestão de recursos hídricos, pelo Interlegis, integra relatório de fórum da água

Recursos Hídricos: Sabesp conclui mais uma etapa do sistema de esgotamento sanitário de Arujá

Recursos Hídricos: Governo do Estado conclui estudos para o 'Plano Emergencial de Controle de Enchen

Sérgio Machado pede prioridade para discussão dos recursos hídricos

Subcomissão dos Marcos Regulatórios debate recursos hídricos

Recursos Hídricos: Sabesp garante qualidade da água distribuída