Eduardo Azeredo requer voto de pesar pelo falecimento de Murilo Macedo



Ao requerer que o Senado envie à família do ex-ministro do Trabalho Murilo Macedo, que faleceu em 26 de agosto, votos de profundo pesar, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse que a trajetória de vida do ex-ministro inspira os caminhos do entendimento e da negociação para a prática da política e para o exercício do governo.

O senador citou matéria da revista IstoÉ, publicada em 21 de outubro do ano passado, segundo a qual, quando Murilo Macedo foi ministro, de 1979 a 1985, no governo do general João Baptista Figueiredo, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC -era um barril de pólvora-. Ainda conforme a reportagem, para evitar um confronto sangrento quando 120 mil manifestantes protestavam no Estádio de Futebol da Vila Euclides, em São Bernardo do Campo, no 1º de maio de 1980, e helicópteros do Exército começaram a sobrevoar o local para intimidar os trabalhadores, o ex-ministro procurou o então chefe da Casa Civil, Golbery do Couto e Silva, pedindo-lhe que os helicópteros fossem afastados.

Na ocasião, afirmou o senador, Murilo Macedo conseguiu manter abertos os canais de diálogo do governo federal com as lideranças sindicais que, a despeito disso, o consideravam mais um -ministro do capital do que do trabalho-. Ao mesmo tempo, ele inspirava desconfiança na linha radical das forças militares que governavam o país, acrescentou.

Segundo Eduardo Azeredo, a reportagem da IstoÉ ilustra a disposição de Murilo Macedo para o diálogo com os encontros que manteve com o principal líder sindical à época, o atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a revista, as reuniões sempre buscavam manter o entendimento, -ingredientes tão importantes na época para arrefecer os ânimos-, completou o senador, dizendo ter tido o prazer de conviver com o ex-ministro, já que este era da cidade natal do seu pai Renato Azeredo, Sete Lagoas, em Minas Gerais.

Em aparte, os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) se somaram à homenagem prestada por Azeredo. O presidente da Casa, senador José Sarney, disse que o ex-ministro era um cidadão exemplar.



09/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eduardo Azeredo apresenta voto de pesar pelo falecimento de Hilda Borges Andrade

Ana Rita requer voto de pesar pelo falecimento de dirigente do MST

MAGUITO REQUER VOTO DE PESAR PELO FALECIMENTO DE POLÍTICO E EMPRESÁRIO GOIANO

Simon requer voto de pesar pelo falecimento do jornalista Fernando Gasparian

Marco Maciel requer voto de pesar pelo falecimento de deputado estadual João Negromonte Filho, de Pernambuco

Azeredo apresenta voto de pesar pelo falecimento do ex-deputado Aécio Ferreira da Cunha