"Educação, saúde e segurança são o verdadeiro tripé do povo", diz Mão Santa



Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (22), o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que "está faltando luz própria" ao governo Luiz Inácio Lula da Silva". O senador afirmou que o povo brasileiro deseja que o governo federal garanta educação, saúde e segurança pública, o que não vem acontecendo de acordo com o parlamentar piauiense.

Da tribuna, ele opinou que saúde e educação no Brasil "estão longe do ideal" e registrou que visitou a cidade do Rio de Janeiro, onde viu "o povo brigando, chorando para ser atendido" no Hospital Municipal Miguel Couto.

- O que era aquilo? Será que foi tiroteio? Não, não era. Fiquei perplexo, tive medo. Gente implorando, brigando para ser atendida - lembrou.

Mão Santa cobrou do governo federal a construção da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, além de um hospital universitário e de um pronto-socorro na capital do Piauí, Teresina. Na opinião do senador, todos os hospitais do país "estão em falência". Ele disse também que os investimentos em educação diminuíram nos últimos anos, e que o desemprego aumentou. Os investimentos na saúde também caíram, acrescentou.

O senador disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) paga apenas R$ 2,50 por consulta aos médicos conveniados. Ele afirmou ser praticamente impossível conseguir uma operação de próstata pelo SUS. Mão Santa lamentou que especialistas estejam abandonando o SUS por falta de pagamento do governo federal.



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa responsabiliza Lula por "desastre na segurança, na educação e na saúde"

Mão Santa pede mais investimentos em segurança, saúde e educação

Mão Santa defende investimentos em educação e segurança

Mão Santa: vaias a Lula são por falta de saúde e segurança

Saúde, educação, segurança e habitação são temas do Conversa com o Governador

Dilma aponta saúde, educação e segurança pública como prioridades