Instalado comitê gestor da rede de informação legislativa e jurídica



Para lançar no dia 19 de maio o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica na Internet - com um milhão de documentos disponíveis, representantes do Legislativo, Judiciário e Executivo instalaram, em reunião nesta quinta-feira (2) no Senado, o comitê gestor da informação do portal.

O LeXML Brasil é um portal de busca criado para facilitar o acesso do público, pela Internet, a textos de leis, decretos, acórdãos, súmulas. O comitê vai trabalhar na criação de um vocabulário comum de identificação dos documentos produzidos pelos três poderes nas esferas federal, estadual e municipal.

Ao abrir a reunião desta quinta-feira, o diretor da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen), Deomar Rosado, ressaltou a necessidade da padronização do vocabulário na identificação dos documentos disponíveis no portal. Essa padronização, segundo ele, vai facilitar o acesso do público, pela Internet, aos textos do portal.

O comitê formado por representantes dos setores de Tecnologia da Informação e Documentação e Informação de 18 órgãos federais - membros da comunidade TIControle - é responsável pela gestão do portal. Segundo Rosado, o sistema terá "padrões abertos, integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados de interesse comum que permitam a identificação e a estruturação de informações legislativas e jurídicas".



02/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado lança na terça-feira rede de informação legislativa e jurídica

Já está na Internet o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica

Rede de informação legislativa e jurídica na Internet será lançada com um milhão de documentos

Comitê gestor do novo sistema de identificação civil será instalado nesta quinta-feira (5)

Senado lança portal de informação legislativa e jurídica

Senado debate ampliação de acesso à informação legislativa e jurídica