Senado debate ampliação de acesso à informação legislativa e jurídica



O panorama das bases de dados da legislação estadual e distrital é o tema da primeira palestra do Ciclo de Conferências sobre Organização da Informação Legislativa e Jurídica, que acontece neste momento no auditório do Interlegis, no Senado. O evento discute as ferramentas para facilitar o acesso à informação sobre a legislação, os projetos de lei e as decisões judiciais.

O tema da manhã desta segunda-feira (29) está sendo apresentado por Edilenice Passos e João Lima, ambos do Senado. A partir das 14h, a professora da Universidade de Brasília Marisa Basílio apresentará a palestra "Tesauro, Taxonomia e Ontologia - uma evolução?". Na sequência, Anna Maria Becker Maciel,professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, falará sobre "Terminologia, Linguística de Corpus e Informação Legislativa e Jurídica".

Às 16h, Rubem Curado Silveira, do Conselho Nacional de Justiça, apresenta a palestra "Tabela Unificada de Assuntos do Poder Judiciário" e, às 16h50, Nazaré Bretas, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, fala sobre "Interoperabilidade no Governo Eletrônico".

LexML

Na manhã de terça-feira (30), será lançado o LexML, uma ampla rede de informação legislativa e jurídica, que ampliará o acesso dos brasileiros, facilitando a consulta às bases de dados, em menor tempo. Haverá palestras de José Geraldo Loureiro, da Controladoria Geral da União, e de João Lima, um dos idealizadores da rede e analista de informática legislativa do Senado. Às 14h, Fabiana de Menezes Soares, professora da Universidade Federal de Minas Gerais, discute o uso da tecnologia da informação do processo legislativo. Na sequência, João Lima fala sobre tratamento do texto integral no LexML 2.0.

Neide de Sordi, do Conselho Nacional de Justiça, profere palestra sobre Gestão Arquivística de Documentos Jurídicos, às 16h. Como último palestrante do evento, Lucivaldo Barros, fala sobre a qualidade das fontes jurídicas.



29/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado debate projeto para organizar acesso a informação jurídica

Senado lança portal de informação legislativa e jurídica

Senado lança na terça-feira rede de informação legislativa e jurídica

Instalado comitê gestor da rede de informação legislativa e jurídica

Já está na Internet o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica

Rede de informação legislativa e jurídica na Internet será lançada com um milhão de documentos