Já está na Internet o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica



Com cerca de 75 mil documentos com informações legislativas e jurídicas do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União (TCU), do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Câmara dos Deputados, já está na Internet o Portal LexML - Rede de Informação Legislativa e Jurídica. Em fase experimental até fevereiro, o Portal LexML resultado de trabalho conjunto desses órgãos e deverá incluir os três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - na esfera federal, estadual e municipal.

A previsão é que cerca de 500 mil documentos estejam no portal à disposição do público a partir de 2009. Segundo texto de divulgação da Secretaria Especial de Informática do Senado (Prodasen), o objetivo é integrar a recuperação da informação legislativa e jurídica nas três esferas administrativas (federal, estadual e municipal) e entre os três Poderes da República, "com hiperlinks persistentes e tratamento padronizado da estrutura textual".

Nascido no Prodasen, o projeto estabelece "padrões abertos, integração de processos de trabalho e compartilhamento de dados de interesse comum, que permitam a identificação e a estruturação de informações legislativas e jurídicas".

O Portal LexML está hospedado em servidores do Programa Interlegis. Tem diversos recursos de pesquisa que facilitam a busca por informações legislativas e jurídicas espalhadas por servidores e instituições de todo o país. As formas de pesquisa foram elaboras de modo a facilitar ao máximo o acesso às informações.

Sistema VIP

A imagem e o áudio da TV Senado já estão disponíveis em todos os computadores da Casa no chamado sistema VIP. O sistema, que antes era acessível apenas para alguns setores - como a Agência Senado, por exemplo - agora pode ser acionado em qualquer computador da rede interna (Intranet) do Senado Federal no endereço http://intra/vip.

São dezessete canais de TV: dois da TV Senado, dois do ILB (Instituto Legislativo Brasileiro), cinco canais para comissões permanentes do Senado (Assuntos Econômicos; Assuntos Sociais; Constituição, Justiça e Cidadania; Educação, Cultura e Esporte; e Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização), a TV Justiça e a TV Câmara, dois canais de Plenário; Globo News, Band News, SporTV1 e Interlegis.

O sistema serve aos senadores e servidores que, assim, poderão acompanhar os trabalhos das comissões e do Plenário do Senado e ainda assistir aos canais de serviços e treinamento. O objetivo, de acordo com o texto de divulgação do Prodasen, é facilitar e ampliar o acesso às informações e a transparência das ações legislativas.



11/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rede de informação legislativa e jurídica na Internet será lançada com um milhão de documentos

Senado lança portal de informação legislativa e jurídica

Instalado comitê gestor da rede de informação legislativa e jurídica

Senado lança na terça-feira rede de informação legislativa e jurídica

Palestra compara bases de dados de informação legislativa dos estados e apresenta o LexML

Senado debate ampliação de acesso à informação legislativa e jurídica