Jarbas Vasconcelos aponta mudança na relação entre o PT e a imprensa



O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) disse que a chegada do PT e de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República modificou o relacionamento de ambos com a imprensa. Ele lembrou que, antes de chegar ao poder, o PT utilizava os meios de comunicação para transmitir uma imagem de partido ético, inovador e diferente dos demais. Depois que os veículos passaram a divulgar os escândalos do governo petista, Lula e seus companheiros passaram a reclamar de pautas e matérias e a apontar uma suposta conspiração dos jornalistas contra o presidente e seus correligionários.

- Que conspiração é essa repetida pelo PT? Foi a imprensa que comprou apoio dos deputados para votar a favor do governo? Foi a imprensa que ampliou os gastos com os cartões corporativos da Presidência? Foi a imprensa que quebrou o sigilo bancário de um simples caseiro? Foram os repórteres pegos transportando dólares em cuecas? Foram os editores quem aparelharam a máquina pública federal? Os colunistas transferiram recursos de estatais para financiar campanhas petistas? Ou foram os articulistas quem se envolveram com mortes suspeitas do PT no interior de São Paulo? - indagou Jarbas Vasconcelos.

Na avaliação do senador por Pernambuco, pode-se dizer que o PT "é o principal filho da liberdade de imprensa" obtida com o final da ditadura iniciada em março de 1964. Jarbas comentou que o relacionamento do partido com a imprensa foi bom até o surgimento de escândalos variados como o de Waldomiro Diniz, o dos vampiros, dos sanguessugas, dos Correios, do chamado dossiê dos aloprados e outros envolvendo bancos oficiais e estatais.

O mote para a mudança do relacionamento do PT com a imprensa, segundo Jarbas, foi dado pelo próprio Lula, logo após o episódio que ficou conhecido como "mensalão". O presidente teria passado a posar de vítima e a denunciar insistentemente um suposto complô da mídia contra ele e o seu governo. Para Jarbas, se o presidente Lula é vítima, o é da sua própria omissão diante dos escândalos que ocorreram inclusive dentro do próprio Palácio do Planalto.

O novo comportamento do PT e de Lula com a mídia, na visão de Jarbas Vasconcelos, está contaminando outros setores da base governista. A seu ver, somente essa teoria poderia explicar a iniciativa de aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que, segundo Jarbas Vasconcelos, em retaliação a denúncias da revista Veja contra o presidente do Senado, articulam a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a venda, pelo grupo Abril, da TVA para o grupo Telefônica.



05/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jarbas Vasconcelos critica proposta do PT para 'marco regulatório' da imprensa

Jarbas Vasconcelos aponta reforma política como "mãe de todas as reformas"

Jarbas Vasconcelos aponta grau de investimento como conquista de três governos

Para Jarbas Vasconcelos, PEC dos Mensaleiros deve estar entre votações prioritárias do Senado

Magno Malta aponta mudança de discurso de parlamentares da oposição em relação ao mínimo

Em entrevista à Rádio Senado, Garibaldi analisa relação entre os políticos e a imprensa