Jorge Viana destaca debate sobre Código Penal e diz que Brasil não pode cruzar os braços ante a violência



Vice-presidente da comissão especial do Senado que analisa a proposta do novo Código Penal, senador Jorge Viana (PT-AC), elogiou em Plenário nesta terça-feira (14) o grande interesse da população pelos temas em discussão no colegiado, em especial questões como maioridade penal, aborto, preconceito, descriminalização do uso de drogas e crimes na internet.

- Durante a reunião, pus o assunto nas redes sociais, outros colegas também fizeram o mesmo, e ficou o quarto assunto mais comentado na manhã de hoje. Impressionante a conexão direta do cidadão brasileiro querendo participar desse debate – comentou.

Jorge Viana admite haver meios de se obter consenso em temas delicados como a redução na maioridade penal, mas cobrou empenho da comissão, que é presidida pelo senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e tem como relator Pedro Taques (PDT-MT), no combate à sensação de impunidade gerada pela legislação atual. Segundo o senador, no “país das penas mínimas”, quem falsifica um cosmético pode ser condenado a 15 anos de cadeia, enquanto quem tira a vida de alguém, se for a primeira vez, pega 6 anos.

- A guerra civil na Síria é uma coisa terrível a que todo dia assistimos, tem 18 meses, e até agora foram 11 mil mortos. É o país que mais explicitamente vive uma guerra no mundo, hoje. No Brasil, sem guerra nenhuma, nesse mesmo período, são 75 mil assassinatos. Não tem sentido ficarmos de braços cruzados – lamentou o senador.

Jorge Viana ainda citou a redução na violência no Acre, que atribuiu à requalificação da polícia e ao cumprimento das leis, e pediu atenção à população carcerária, que está cada vez mais jovem e é composta predominantemente por pobres e pardos.

O senador Tomás Correia (PMDB-RO), também membro da comissão do Código, deu parabéns à preocupação de Jorge Viana com o tema, e conta com o esforço da comissão para ouvir membros da sociedade.



14/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilberto Goellner acusa governo de 'cruzar os braços' frente aumento da violência no campo

Jorge Viana destaca instalação da comissão especial que analisará reforma do Código Penal

Jorge Viana afirma que recompor áreas desmatadas é o grande debate sobre o Código Florestal

Novo Código Penal poderá acabar com impunidade, afirma Jorge Viana

Jorge Viana elogia anteprojeto do novo Código Penal e lamenta número de homicídios no país

Debate aberto ajudará a aperfeiçoar Código Florestal, prevê Jorge Viana