José Jorge: depois de 500 dias, Lula ainda não governa



O senador José Jorge (PFL-PE) chamou a atenção nesta segunda-feira (17) para a falta de ação coordenada do governo Luiz Inácio Lula da Silva, o que tem levado a administração petista a uma perda constante de credibilidade. Aproveitando a marca dos 500 dias da gestão de Lula, o parlamentar pernambucano aconselhou o presidente a "começar a governar".

O senador pelo PFL citou uma série de setores, nos quais, em sua opinião, o governo vai mal. No campo político, observou que o governo não se apresenta de forma unitária, demonstrando divergências sérias entre os ministros e até entre ministros e o presidente. Uma prova seria a visão otimista de Lula e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, sobre a capacidade de o Brasil enfrentar a crise externa que se avizinha, em contraste com o pessimismo assumido pelo ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, um crítico da "ortodoxia" de Palocci.

A desastrada condução do episódio em que um jornalista norte-americano levantou a suspeita de que Lula tem problemas com bebidas e a recusa em apurar o escândalo Waldomiro Diniz também demonstrariam a falta de capacidade política do governo.

Como problemas graves de natureza econômica e social, José Jorge lembrou o aumento da carga tributária provocado pela nova alíquota da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), a falta de investimentos em infra-estrutura e saneamento, o desemprego e a corrosão do poder de compra do salário mínimo.

- O governo prometeu criar dez milhões de empregos, e até o momento o desemprego só aumentou. Prometeu acabar com a fome, mas o Fome Zero não saiu do papel, assim como é ruim o quadro na educação - afirmou o senador.

José Jorge reclamou também do excesso de medidas provisórias, que dificulta os trabalhos do Congresso Nacional, e da ocupação de cargos técnicos em empresas como a Petrobras por militantes do PT.



17/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Governa, Lula", é o novo "slogan" do PFL, anuncia José Jorge

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo

José Jorge: seis meses depois das enchentes, dinheiro federal não chega a Pernambuco

José Jorge diz que atingidos pelas cheias no Nordeste ainda não receberam ajuda federal

José Jorge diz que Lula enfraquece agências reguladoras

José Jorge: "Até quando acerta, o governo Lula erra"