Lúcia Vânia aponta falhas no programa Primeiro Emprego



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) apontou nesta quarta-feira (2) falhas no programa Primeiro Emprego para a Juventude, lançado pelo presidente da República esta semana, especialmente na área educacional. Segundo a senadora, foi realizada uma grande festa com governadores, ministros, parlamentares e empresários, mas na elaboração do programa não houve a participação dos jovens, o assunto não entrou em pauta nos fóruns e reuniões das entidades de protagonismo juvenil e os educadores não foram ouvidos.

- É a educação que forma os valores. A princípio, na família. Depois, na escola e na comunidade. É aprendendo a ser, a conviver, a fazer e a conhecer, que se cria base educacional capaz de estimular a autonomia, a capacidade de associar idéias, de se expressar e trabalhar em equipe, respeitando divergências de opinião. Apesar de meritória, a implementação pelo governo do Primeiro Emprego impõe outras políticas públicas, principalmente na área educacional - frisou.

Para Lúcia Vânia, o ideal seria uma ampla interação entre educação e trabalho, com ações articuladas de promoção à saúde, esporte, lazer, cultura e, principalmente, garantia dos direitos. Ela disse que, por exemplo, o Brasil está perdendo terreno no combate ao trabalho infantil, que está voltando nas regiões mais pobres do Nordeste. Lúcia Vânia defendeu a montagem de oficinas e laboratórios, computadores nas escolas e incentivo aos programas de estágios como forma de garantir o direito dos jovens de desenvolver habilidades para o exercício de uma profissão.

O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) disse em aparte que o estágio deveria ser enfatizado pelo governo e manifestou preocupação quanto à discussão no governo em torno da redução dos gastos com educação. Segundo o senador, a idéia seria reduzir a vinculação de recursos do orçamento de 25% para 20%. -Não podemos permitir que haja redução nos gastos com educação-, afirmou.

Lúcia Vânia também destacou a necessidade, além da educação e do emprego, de investir mais na prevenção da violência. Ela apresentou estudo da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, segundo o qual o custo médio para manter uma criança ou adolescente infrator internado é de R$ 4 mil.

A senadora ainda registrou voto de pesar pelo falecimento do ex-prefeito de Goiânia Hélio de Brito, -um líder político extremamente atuante e solidário-.



02/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia cobra eficácia do programa Primeiro Emprego

Lúcia Vânia teme atraso no programa Primeiro Emprego

Lúcia Vânia alerta para um possível fracasso do programa Primeiro Emprego

Eduardo Siqueira Campos aponta falhas nos programas Universidade para Todos e Primeiro emprego

Lúcia Vânia: fracasso do Primeiro Emprego poderia ter sido evitado se governo aceitasse sugestões

TCU aponta irregularidades no programa Primeiro Emprego, diz Antero