Lúcia Vânia destaca contribuição do Peti na redução do trabalho infantil



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) destacou nesta sexta-feira (5), em Plenário, a contribuição do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) no combate ao trabalho de crianças. De acordo com a senadora, o sucesso do programa é referendado pelo novo Relatório Global sobre o Trabalho Infantil, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em que o Brasil aparece com destaque. Na faixa de 5 a 9 anos, o número de crianças que trabalham caiu em 61% entre 1992 e 2004. Entre 10 e 17 anos, a redução ficou em 36%.

- Graças ao Peti, o Brasil pode ser considerado hoje um exemplo para o mundo. Nossas crianças ganharam esperança, ganharam um futuro; e o Brasil ganhou dignidade e respeito na comunidade internacional - afirmou.

Lúcia Vânia, no entanto, manifestou sua preocupação com o futuro do Peti, incorporado pelo atual governo ao Bolsa Família. Segundo a senadora, a decisão pode comprometer as ações complementares que visam a garantir a permanência das crianças na escola. Lúcia Vânia vê riscos de descontinuidade na Jornada Ampliada, que envolve atividades extras na escola em segundo turno (reforço escolar, lazer e esportivas). Citou, ainda, a necessidade de fiscalização e de ações de geração de emprego e renda para os adultos.

- É preciso garantir emprego e renda à família como um todo, para evitar que pais e mães busquem nas crianças o apoio ao seu sustento - justificou.

Para Lúcia Vânia, o êxito do programa é incontestável e a preocupação com as mudanças feitas pelo atual governo também preocupa a OIT.Segundo a senadora, o coordenador da entidade no Brasil, Pedro Américo, teria afirmado que o Bolsa Família, por si só, não é capaz de combater o problema do trabalho infantil.

No discurso, Lúcia Vânia também apresentou um histórico do Peti, criado no primeiro governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, quando a senadora comandava a Secretaria Nacional de Assistência Social. O trabalho teve início há 10 anos, com o combate ao trabalho infantil nas carvoarias de Mato Grosso do Sul. Depois, na Zona da Mata, o Peti deu cobertura a crianças nos canaviais. Em seguida, alcançou pedreiras e a região do sisal, na Bahia.

De acordo com a senadora, em 1995, um ano antes da implantação do Peti, o IBGE registrava o "vergonhoso" número de 3,8 milhões de crianças entre 5 e 14 anos no mercado de trabalho.

Para garantir a manutenção do atendimento às crianças, a senadora lembrou que continua lutando para assegurar recursos orçamentários para o programa. No entanto, durante a discussão do novo orçamento da União, recordou Lúcia Vânia, suas discordâncias frente à incorporação de verbas do Peti ao Bolsa Família foram interpretadas como ato de "motivação político-partidária".

- O Peti é um programa de governo, foi incorporado pela sociedade e merece toda a atenção. Ainda é tempo de o governo recuar naquilo que tem insistido, desprezando o programa, que completa 10 anos de sucesso - concluiu.



05/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende a continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende continuidade do Peti

Lúcia Vânia defende fortalecimento do Peti

Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil