Lúcia Vânia pede audiência sobre tráfico internacional de mulheres



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) propôs a realização de uma audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sobre o tráfico internacional de mulheres. Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), ela pediu o apoio dos líderes do governo para sua proposição.

A parlamentar destacou reportagem publicada pelo diário goiano O Popular, segundo o qual eram procedentes de Goiás 11 das 40 brasileiras resgatadas vivendo em regime escravo em Portugal, ou 27,5% do total.

- Este índice confirma a situação já mostrada pelo jornal em 6 de julho, que Portugal é nova rota da prostituição internacional - afirmou, acrescentando que as mulheres goianas predominam entre as prostitutas naquele país.

A senadora ressaltou que as péssimas condições de vida das brasileiras resgatadas foram destaque, nas últimas semanas, na imprensa européia. Citou, entre as publicações que abordaram o assunto, a edição européia da revista Time e a revista francesa L"Express.

Lúcia Vânia elogiou a campanha do governo brasileiro de combate ao tráfico de seres humanos, chamando a atenção para o fato de que Goiás foi o primeiro estado onde a campanha foi lançada, em 11 de agosto último.

A parlamentar pediu ainda a votação, na maior urgência possível, para o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que obriga a comunicação de agressões contra as mulheres.

- Assim o Senado Federal poderá contribuir com o fim da impunidade e o silêncio que cercam as agressões diárias que sofrem milhares de mulheres brasileiras - disse.



29/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer medidas contra tráfico de mulheres em Goiás

Lúcia Vânia pede atenção especial do governo para as mulheres chefes de família

Para Lúcia Vânia, audiência com ministros sobre o PAC não foi satisfatória

Lúcia Vânia registra congressos sobre medicamentos e anuncia audiência pública sobre o tema

Lúcia Vânia pede mais discussão sobre projetos do pré-sal

Lúcia Vânia pede informações sobre unificação do ICMS