Lúcia Vânia pede mais discussão sobre projetos do pré-sal



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou ser "uma tremenda desconsideração com o Congresso Nacional e com a própria população brasileira" o Executivo dar 90 dias para que o Congresso Nacional analise os quatro projetos de lei que estabelecem o marco regulatório para exploração das jazidas de petróleo da camada pré-sal , depois de gastar 14 meses em sua elaboração. Ela disse que os parlamentares têm de exigir mais tempo para se manifestar e o governo precisa recuar em sua decisão.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), Lúcia Vânia lembrou que a lei do petróleo tramitou no Congresso Nacional durante um ano, até ser aprovada. Mais tempo gastou a lei do gás, que tramitou nas duas casas do Parlamento durante dois anos e nove meses. Para ela, o marco regulatório do pré-sal é ainda mais complicado do que essas duas legislações, por causa das implicações econômicas que acarreta.

A senadora citou entrevista do ex-diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), David Zylbersztajn, que criticou, por exemplo, a falta de números que justifiquem a mudança do regime de concessão pelo de partilha. Segundo ele, o regime de concessão tem se mostrado eficaz desde que foi adotado e foi com ele que se chegou às descobertas das jazidas do pré-sal.

Na entrevista, Zylbersztajn também critica a diminuição dos poderes da ANP (cujo nome, hoje, é Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) e, consequentemente, de sua fiscalização. As novas áreas a serem concedidas, afirmou, passam a ser decididas pelo Conselho Nacional de Política Energética, pelo Ministério de Minas e Energia e pela nova estatal a ser criada, a Petrosal.

A senadora citou ainda entrevista de Marco Tavares, diretor da consultoria Gas Energy, que também critica a substituição do processo de concessão pelo de partilha. De acordo com ele, o primeiro é muito mais transparente. Ele lamentou a falta de debate sobre a questão, para a qual não foram ouvidos governadores nem especialistas de fora do governo. Outra crítica do consultor é que a questão ambiental foi completamente ignorada nos projetos que definem o marco regulatório do pré-sal.



03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende ampla discussão sobre a Lei de Biosssegurança

Lúcia Vânia destaca discussão sobre uso terapêutico de células-tronco

Lúcia Vânia alerta sobre importância da discussão sobre biotecnologia

Lúcia Vânia pede mais atenção para educação especial no PNE

Lúcia Vânia pede mais atenção para os Conselhos Tutelares

Lúcia Vânia pede mais empenho de todos em favor das pessoas com Síndrome de Down