"Lula atira para todo lado por não ter o que mostrar", diz Mesquita Júnior



"O presidente Lula sai pelo país atirando para todo lado, agredindo instituições sérias como o TCU, por não ter o que mostrar em seu governo", disse o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), em discurso da tribuna nesta sexta-feira (16). O senador se referia a declarações feitas pelo presidente da República à imprensa, sobre relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) que lista irregularidades em obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- O presidente sai pelo país em clara antecipação da campanha eleitoral, ao lado de sua candidata de algibeira Dilma Roussef, fazendo declarações infelizes e atirando para todo lado - afirmou ele.

Para o parlamentar, o relatório do TCU evidencia a existência de problemas na execução das obras do PAC em todo o país.

- Apenas no Acre, um pequeno estado da federação, 18 das 27 obras do PAC estão com recomendação de retenção cautelar de recursos devido a irregularidades - frisou.

Ensino técnico

Mesquita Júnior também cobrou a implantação de escolas técnicas federais no Acre. Conforme informou, foram aprovados no Senado e aguardam votação na Câmara dois projetos seus prevendo a criação de uma escola agrotécnica, em Rio Branco, e uma escola técnica federal de construção naval, em Cruzeiro do Sul.

Conforme dados citados pelo senador, apenas 1% das pessoas com mais de 25 anos no Acre têm acesso a cursos profissionalizantes. Para ele, a criação das instituições de ensino profissionalizante em seu estado proporcionaria renda e qualidade de vida para a população e maior riqueza para o estado, além de progresso científico para todo o país.

- Uma parcela do que gastam os governos com propaganda de seus feitos e publicidade de suas promessas teria permitido a materialização dessas duas escolas técnicas, que tornariam o Brasil e o Acre um país e um estado melhores do que são hoje.



16/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior quer levar a todo o país debate sobre o Mercosul

Mesquita Júnior elogia empenho de Lula pela consolidação do Mercosul

Ao lado de Lula, Garibaldi diz que MPs "manietam" o Congresso

Senadores lamentam a morte de ex-senador Geraldo Mesquita, pai de Geraldo Mesquita Júnior

Suplicy utiliza dados do Incra para mostrar que reforma agrária foi mais efetiva no governo de Lula

Mesquita Júnior confirma entrega de relatório para dia 22