Maria do Carmo pede restabelecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti)



Ao lamentar que nos primeiros nove meses do governo Luiz Inácio Lula da Silva o número de crianças trabalhadoras na faixa etária de 10 a 14 anos aumentou nas seis principais regiões metropolitanas do país, a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE) pediu ao Ministério de Ação Social o restabelecimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro o número de crianças trabalhando aumentou 50% em relação a janeiro e 76% se a comparação for feita com o mês de setembro do ano passado. A pesquisa é feita nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre.

- O trabalho infantil é condenável não apenas por ser proibido por lei mas também porque ele é desastroso para a sociedade como um todo. A criança que trabalha normalmente não vai a escola. E se vai, chega sempre cansada e sem vontade de estudar. Ela torna-se adulta muito mais cedo do que qualquer outra e não perde só a inocência da infância, mas também a oportunidade de construir sua vida e a esperança de ter um futuro melhor - afirmou Maria do Carmo.

A senadora por Sergipe destacou que os pesquisadores do IBGE constataram que o aumento do trabalho infantil é conseqüência direta da queda na renda do brasileiro e dos crescentes índices de desemprego no país. Ela comparou que, em setembro deste ano, a renda média real do trabalhador caiu 14,6% em relação a setembro de 2002. A taxa de desemprego no mesmo mês atingiu 12,9%, contra 11,5% em setembro de 2002.



19/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maria do Carmo quer posição da CAS sobre aumento do trabalho infantil

PATROCÍNIO CRITICA CORTES EM PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Lúcia Vânia destaca contribuição do Peti na redução do trabalho infantil

Emendas da CDH à LDO tratam da erradicação do trabalho escravo e infantil

CAS avalia Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Mercosul e OIT lançam campanha para erradicação do trabalho infantil