ODACIR DEFENDE CONCESSÃO DE FLORESTAS AO USO PÚBLICO



A proposta defendida pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama de concessão das florestas nacionais ao uso público ganhou o apoio do senador Odacir Soares (PTB-RO). Ele pediu urgência na publicação dos editais de licitação para as florestas do Tapajós, no Pará, e do Jamari, em Rondônia.

A privatização das florestas, de acordo com o senador, não representa nenhuma inovação. "Trata-se de pôr em prática sistema já adotado em vários países com larga tradição de exploração florestal, como o Canadá, Estados Unidos e Nova Zelândia. Mesmo nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Ibama já vem pondo em prática a concessão de uso de florestas nacionais, há mais de 10 e 20 anos", esclareceu.

Como objetivo da concessão das florestas para exploração madeireira, Odacir destacou a possibilidade de uma maior racionalidade, efetividade do uso e controle da produção e dos estoques. "Dessa forma - explicou o senador - ficaria assegurada a continuidade do suprimento do mercado de produtos florestais e maior garantia de sustentabilidade no uso desses recursos.

Algumas ressalvas foram feitas pelo senador de Rondônia para que a privatização possa alcançar bons resultados. A primeira foi a necessidade de que seja controlada a quantidade de madeira a ser colocada à venda para assegurar preço e sustentabilidade. A segunda foi a definição de um instrumento legal que possibilite a garantia do acesso às florestas.

O senador Odacir Soares citou correspondência recebida pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, onde intelectuais revelam estar preocupados com a concessão das florestas para exploração madeireira e apelam para que seja convocado um encontro de especialistas para discutir o assunto. Ele lembrou que foi realizada, no dia 3 de março, reunião na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, com a presença dos ministros do Meio Ambiente, Gustavo Krause, e da Ciência e Tecnologia, José Israel Vargas, e dos presidentes do Inpe, Márcio Noqueira Barbosa, e do Ibama, Eduardo Martins, que trataram do desmatamento da Amazônia.



07/04/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


ODACIR SOARES DIZ QUE GOVERNO NÃO PRETENDE VENDER FLORESTAS NACIONAIS

Concessão florestal: um novo paradigma de uso das florestas

Duas florestas nacionais abrigam concessão florestal

Mozarildo faz alerta contra projeto de concessão de florestas

CMA e CRA debatem concessão de anistia à derrubada ilegal de florestas

Simon reivindica aval do Congresso Nacional a concessão de florestas