Paim realiza videoconferência sobre situação do trabalhador brasileiro



O vice-presidente do Senado, Paulo Paim, destacou o desemprego recorde e o crescimento do trabalho infantil ao falar em videoconferência sobre os problemas que afetam os trabalhadores brasileiros nas comemorações do 1º de Maio deste ano, transmitida para 26 estados e o Distrito Federal nesta sexta-feira (30), a partir do auditório do Interlegis, a comunidade virtual do Senado.

- Inúmeras manifestações estão marcadas no mundo inteiro para o 1º de maio, mas no caso do Brasil acho que vale uma reflexão, pois, vitimados pela globalização e pelas exorbitantes taxas de juros do mercado interno, estamos com a maior taxa de desemprego da nossa história: cerca de 12% da população economicamente ativa - afirmou.

Paim ressaltou que a situação é agravada pela perda de poder aquisitivo: "não bastasse o desemprego recorde, o trabalhador brasileiro enfrenta também a queda de rendimento, verificada pela redução sistemática dos salários, que vem ocorrendo desde 1998".

O senador assinalou também que a utilização de mão-de-obra de menores estaria recriando no Brasil os mesmos abusos dos primórdios da Revolução Industrial na Inglaterra do século XVIII: "não é possível que, em pleno século XXI, trezentos anos depois daqueles quadros dantescos de exploração do trabalho infantil que aterrorizavam a população inglesa, nosso país conviva com situação semelhante".

Participaram da mesa da videoconferência, ao lado de Paim, o presidente da Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Neto, e Moacir Roberto Auersvoed, representando o Fórum Sindical dos Trabalhadores.



30/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH realiza audiência sobre planos de saúde e a situação do trabalhador

"Cidadania" debate a situação profissional do trabalhador brasileiro

Roraima realiza videoconferência sobre Sisan

Paim preside videoconferência sobre igualdade racial

Programa Prevenir Iamspe realiza videoconferência sobre Saúde da Mulher

O 1º de maio exige reflexão sobre o trabalhador brasileiro, diz Lúcia Vânia