Paulo Paim lembra 54 anos de morte de Getúlio Vargas



O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou, nesta segunda-feira (25), os 54 anos da morte do presidente Getúlio Vargas, ocorrida em 24 de agosto de 1954. Paim elogiou o pronunciamento feito na última sexta-feira (22) pelo senador Paulo Duque (PMDB-RJ), que falou sob a perspectiva de quem viveu aquele difícil momento político.

Filho de uma família getulista, Paim disse que tinha apenas quatro anos quando Getúlio morreu e que seu pai ouviu a notícia pelo rádio. O senador ressaltou o legado de Getúlio Vargas, lembrando que ele tirou o Brasil de uma economia agrária e lançou as bases para a industrialização. Além disso, acrescentou o senador, Getúlio foi o responsável pela instituição das leis trabalhistas, da Justiça do Trabalho, do salário mínimo, da Carteira de Trabalho e da jornada de trabalho de oito horas diárias.

O senador Osmar Dias (PDT-PR) disse, em aparte, que Paim tem autoridade para homenagear Getúlio Vargas e Leonel Brizola. O senador Tião Viana (PT-AC) lembrou que o Brasil hoje desponta na indústria de base e de tecnologia, acrescentando que o país, vive um "momento bonito".

- O Brasil é de fato o país do futuro - afirmou.

Paulo Paim disse ainda que, em viagem feita pelo interior do Rio Grande do Sul, constatou o carinho do povo gaúcho pelo Senado Federal, e o conhecimento que essas pessoas têm sobre todos os projetos de lei aprovados, desde o piso salarial nacional para professores até o reajuste do salário mínimo. Destacou ainda o senador que os gaúchos acompanharam os debates em torno do reajuste dos aposentados, da emenda que destina recursos para a área da saúde e do fim do fator previdenciário .

Ao final da sessão desta segunda-feira, Paim voltou a pedir a palavra para registrar o aniversário de vinte anos da Fundação Cultural Palmares, instituição ligada ao Ministério da Cultura e que tem como objetivo preservar valores ligados à cultura negra.



25/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Duque lembra os 54 anos da morte de Getúlio Vargas

Cristovam lembra os 57 anos da morte de Getúlio Vargas

Mozarildo lembra 53 anos da morte de Getúlio Vargas

Mozarildo lembra os 55 anos da morte de Getúlio Vargas

Vieira lembra 47 anos da morte de Getúlio Vargas

Senado lembra 53º ano da morte de Getúlio Vargas