Senado lembra 53º ano da morte de Getúlio Vargas



O Plenário do Senado prestou, nesta quarta-feira (29), uma homenagem ao presidente Getúlio Vargas, pela passagem do 53º aniversário de sua morte. O requerimento é de autoria dos senadores Epitácio Cafeteira (MA), Sérgio Zambiasi (RS) e Mozarildo Cavalcanti (RR), além de outros senadores representantes do Partido Trabalhista Brasileiro na Casa.

VEJA MAIS

Getúlio Vargas governou o Brasil a partir de 1930, depois de ajudar a depor o então presidente Washington Luís. Desta data até 1934, foi presidente provisório; de 1934 a 1937, presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional; de 1937 a 1945, chefiou o Brasil como ditador, até ser deposto pelas Forças Armadas. Em 1951, retornou ao poder, como presidente eleito pelo voto direto, governando até sua morte em 1954.

Em 1954, ocorreu o atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, encomendado por Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente. Preso, pouco tempo depois Fortunato foi assassinado na penitenciária. A crise surgida a partir do atentado levou Getúlio Vargas a se suicidar em 24 de agosto daquele ano, deixando uma carta-testamento em que dizia: "Deixo a vida para entrar para a história".

Getúlio Vargas foi responsável pela criação de empresas como a Petrobras, a Usina de Volta Redonda, a Companhia Siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio Doce e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também foi sob sua gestão que o voto tornou-se universal e secreto e que surgiu a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em vigor até hoje. Getúlio também instituiu o salário mínimo nacional e foi conhecido como "pai dos pobres", por instaurar a proteção no trabalho.

Os parlamentares enfatizaram, em seus discursos, o quanto as análises sobre Vargas podem ser variadas e contraditórias e o quanto o ex-presidente foi popular, considerado um "estadista, corajoso e generoso", apesar de "ditador e autoritário".



29/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cristovam lembra os 57 anos da morte de Getúlio Vargas

Mozarildo lembra 53 anos da morte de Getúlio Vargas

Mozarildo lembra os 55 anos da morte de Getúlio Vargas

Vieira lembra 47 anos da morte de Getúlio Vargas

Paulo Paim lembra 54 anos de morte de Getúlio Vargas

Paulo Duque lembra os 54 anos da morte de Getúlio Vargas